Expedição de Documentos Acadêmicos

Procedimentos para o pagamento de taxas pelos serviços extraordinários de expedição de documentos acadêmicos: 

Considerando a Deliberação CEETEPS 01/2009, que dispõe sobre a cobrança de taxas nas Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza;

Considerando o Memorando Circular nº 38/2023 – CESU, que dispõe sobre as taxas pelos serviços extraordinários de expedição de documentos acadêmicos;

Considerando que, os serviços que as Faculdades de Tecnologia prestam aos seus alunos, na forma de atos administrativos ou expedição de documentos, classificam-se em ordinários e extraordinários;

Considerando que classificam-se como ordinários os serviços considerados normais para a vida escolar do aluno, desde o seu ingresso até a conclusão do curso.

Compartilhamos abaixo a tabela de serviços e suas respectivas taxas: 

Documentos Ordinários são consideradas normais as emissões das primeiras viasVALORConforme Deliberação CEETEPS – 1, de 15-1-2009,
Atestados e certidões diversasGRATUITOArtigo 2º, § 1º, Inciso I
Histórico EscolarGRATUITOArtigo 2º, § 1º, Inciso II
Certificado de Conclusão de cursoGRATUITOArtigo 2º, § 1º, Inciso III
Confecção, expedição, registro e apostila de Diploma de curso de graduaçãoGRATUITOArtigo 2º, § 1º, Inciso IV
Relatório de matrículaGRATUITOArtigo 2º, § 1º, Inciso V
Guia de transferênciaGRATUITOArtigo 2º, § 1º, Inciso VI
Atestados de Conclusão de curso para registro profissionalGRATUITOArtigo 2º, § 1º, Inciso VII
Atestados de vagas para alunos aceitos por transferênciaGRATUITO
Artigo 2º, § 1º, Inciso VIII
Ofício de apresentação para estágioGRATUITOArtigo 2º, § 1º, Inciso IX
Documentos ExtraordináriosVALORConforme Deliberação CEETEPS – 1, de 15-1-2009,
Inscrição de candidatos de outra IES para vagas remanescentesR$ 54,00Artigo 3º, § 1º, Inciso II
Confecção, expedição, registro e apostila de Diploma em modelo especialR$ 669,00Artigo 3º, § 1º, Inciso III
Carteira de Identidade estudantilR$ 40,00Artigo 3º, § 1º, Inciso IV
Inscrição para concurso público para provimento de emprego administrativoR$ 54,00Artigo 3º, § 1º, Inciso V
Inscrição para concurso público para provimento de emprego docenteR$ 107,00Artigo 3º, § 1º, Inciso VI
Documentos Eextraordinários a partir da 2ª viaVALORConforme Deliberação CEETEPS – 1, de 15-1-2009
Certificado de Conclusão de cursoR$ 80,00Artigo 3º, Inciso I (Relacionado ao Artigo 2º, Inciso III)
Confecção, expedição, registro e apostila de Diploma de curso de graduaçãoR$ 268,00Artigo 3º, Inciso I (Relacionado ao Artigo 2º, Inciso IV)
Relatório de matrículaR$ 27,00Artigo 3º, Inciso I (Relacionado ao Artigo 2º, Inciso V)
Guia de transferênciaR$ 27,00Artigo 3º, Inciso I (Relacionado ao Artigo 2º, Inciso VI)
Atestados de Conclusão de curso para registro profissionalR$ 107,00Artigo 3º, Inciso I (Relacionado ao Artigo 2º, Inciso VII)
Atestados de vagas para alunos aceitos por transferênciaR$ 13,00Artigo 3º, Inciso I (Relacionado ao Artigo 2º, Inciso VIII)
Ofício de apresentação para estágioR$ 27,00Artigo 3º, Inciso I (Relacionado ao Artigo 2º, Inciso IX)
Documentos Extraordinários a partir da 6ª via
(da 2ª a 5ª via por semestre são considerados serviços ordinários,  mediante comprovação de necessidade)
VALORConforme Deliberação CEETEPS – 1, de 15-1-2009
Atestados e certidões diversasR$ 13,00Artigo 2º, § 2º
Histórico EscolarR$ 27,00Artigo 2º, § 2º

Etapas para o sucesso na solicitação:

I – O pagamento deve ser realizado para o Centro Paula Souza, por meio do Banco do Brasil, na agência 1897-x, conta 20778-0;

II – Os comprovantes de depósito devem ser encaminhados à Fatec Barueri para o e-mail f209.taxas@fatec.sp.gov.br  com cópia para financas@cps.sp.gov.br, com o seguinte assunto: “Depósito de taxa 2ª via de documento acadêmico (mencionar o documento acadêmico) – U.E. (209) – Fatec Barueri – Nome do solicitante”;

III – Após efetuar o pagamento, solicitamos que o aluno/egresso abra um ticket na Secretaria Acadêmica Virtual – SAV solicitando a emissão do documento desejado. 

Permanecemos à disposição. 

A Direção.