The use of Artificial Intelligence in School Education
The challenges of natural language
Abstract
The study analyzes the challenges of natural language in formulating commands for Artificial Intelligence (AI), focusing on Meta’s Llama 4 AI. Based on a case study, it is observed that the effectiveness of commands directly impacts problem-solving, especially in educational contexts. The study concludes that it is essential to train teachers and students to write precise commands, fostering a critical and ethical approach to AI use. The integration of technology must maintain a balance with humanistic values, avoiding the dehumanization of education and ensuring that AI contributes positively to the learning process.
References
BARANAUSKAS, M. C. C., VALENTE, J. A. Recursos Educacionais Abertos: desafios e convite. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 9, n. 1, p. 1-5, 2022.
BARROS, J. A. S. N. Paradigmas da inteligência artificial e seus efeitos transformadores na sociedade. Trabalho de Curso. Instituto Federal. Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Campus Floresta. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação. 2023.
CARDON, A., MÜLLER, D. N., NAVAUX, P. Introdução às redes neurais artificiais. Trabalho de Graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Porto Alegre, 1997.
CHANDA, S., BANERJEE, D. N. Omission and commission errors underlying AI failures. AI & Society, v. 39, n. 3, p. 937-960, 2024. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s00146-022-01585-x>. Acesso em: 24 set. 2024.
ESPARZA, G. Alan Turing: bases, forma y críticas a la inteligencia artificial. Cuadernos Salmantinos de Filosofía, v. 48, p. 49-74, 2021.
FERREIRO, E., TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
FLECK, L. et al. Redes neurais artificiais: Princípios básicos. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v. 1, n. 13, p. 47-57, 2016.
GIRAFFA, L., KOHLS-SANTOS, P. Inteligência Artificial e Educação: conceitos, aplicações e implicações no fazer docente. Educação em Análise, v. 8, n. 1, p. 116-134, 2023. Disponível em: <https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48127>. Acesso em: 24 set. 2024.
KAUFMAN, D. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019.
KIM, J. Leading teachers' perspective on teacher-AI collaboration in education. Educ Inf Technol. 29, 8693–8724. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-023-12109-5. 2024.
KLONDIKE. AI history: the Dartmouth Conference. s.d. Disponível em: . Acesso em: 04 set. 2024.
MALINKA, K. et al. On the Educational Impact of ChatGPT: Is Artificial Intelligence Ready to Obtain a University Degree? ITiCSE Turku, Finland. 2023. DOI: https://doi.org/10.1145/3587102.3588827.
McCARTHY, J. et al. Proposal for the Dartmouth Summer Research Project on Artificial Intelligence. Conferência de Dartmouth. 1956. Disponível em: <http://jmc.stanford.edu/articles/dartmouth/dartmouth.pdf>. Acesso: 04 set. 2024.
MUSSA, S. Impacto da Inteligência Artificial nas Universidades Moçambicanas: Desafios e Oportunidades. Revista Científica da UnISCED, v. 1, n. 1, 2023.
MUTHUKRISHNAN, N. et al. Brief history of artificial intelligence. Neuroimaging Clinics of North America, v. 30, n. 4, p. 393-399, 2020.
PEI, B. et al. Empowering preservice teachers. AI literacy: Current understanding, influential factors, and strategies for improvement. Computers and Education: Artificial Intelligence. v. 8. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2025.100406.
QUEIROZ, A. C. S. Um algoritmo de detecção de erros gramaticais usando LLMS para apoiar no aprendizado de línguas. Disponível em: < https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/23609>. Acesso em: 24 set. 2024.
SELDON, A. et al. The Fourth Education Revolution Reconsidered: Will Artificial Intelligence Enrich or Diminish Humanity? Buckingham: Legend Press, 2020.
UNESCO. Recommendation on Open Educational Resources (OER). 25 November 2019. Paris, France. Disponível em: <https://www.unesco.org/en/legal-affairs/recommendation-open-educational-resources-oer>. Acesso em: 24 set. 2024.
VALENTE, J. A. Educação a Distância: bases para a construção de um novo paradigma educacional. São Paulo: Editora SENAC. 2019.
VYGOTSKY, L. S. et al. Pensamento e linguagem. 1987. Disponível em: < www.jahr.org>. Acesso em: 24 set. 2024.
YIN, R. K. Case study research: design and methods. New York: SAGE Publications, 2021.
Direitos autorais e propriedade intelectual
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à InGeTec, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos conexos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão dos manuscritos em formulário apropriado disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A InGeTec se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever do (s) autor (es).
A InGeTec adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) em todos os trabalhos publicados, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, deve-se consultar a Redação: suporteojs@fatecbarueri.com.br. Além disto, a revista pratica ações de combate ao plágio e à má conduta ética alinhadas às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
