O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Envio de manuscritos (artigos ou resenhas)

Processo de apreciação para publicação

 

Procedimentos

O (s) autor (es) deve (m) estar cadastrado (s) ou cadastrar (em)-se no site da revista e seguir os passos indicados para o encaminhamento do artigo ou da resenha (opção Sobre, Submissões, Fazer nova submissão, Submeter um artigo e próximos 05 passos).

Como parte do processo de submissão, o (s) autor (es) é (são) obrigado (s) a verificar a conformidade em relação a todos os itens definidos, sendo que, caso haja algum desacordo com estas normas, os manuscritos serão devolvidos.

 

Ineditismo e exclusividade

Artigos e resenhas submetidas à avaliação na InGeTec devem ser inéditos (em língua portuguesa ou espanhola ou inglesa) e não podem ter sido encaminhados e/ou aprovados/reprovados por outro periódico. Ressalta-se que os trabalhos apresentados em congressos científicos não perdem o ineditismo.

 

Submissão de artigos e resenhas

 

Características técnicas dos artigos

Os artigos submetidos à apreciação para publicação deverão apresentar as seguintes características técnicas:

  • O nome do arquivo referente ao artigo submetido deverá obedecer ao formato “Sobrenome do primeiro autor_instituição_ano_semestre”, grafados sem acentos gráficos ou cedilha. Exemplo: <Goncalves_fatecbarueri_2019_1>. Este mesmo nome deverá ser indicado no campo apropriado 05 passos para submeter um artigo;
  • O título do artigo será centralizado e escrito em Times New Roman 14 (negrito). Para as demais seções a fonte será Times New Roman 12, sendo esta definição a ser utilizada para título e subtítulo de seção, porém em negrito e com numeração sequencial sem ponto, apenas com a 1ª letra maiúscula e alinhada à esquerda sem parágrafo. Além disto, o adentramento da primeira linha do parágrafo deve ser de uma tabulação (1,25 cm);
  • Os textos devem ser redigidos em página formato A4 numa única coluna. As margens superior e inferior serão de 3,0 cm e as esquerda e direita de 2,0 cm;
  • Nome (s) do (s) autor (es) escrito (s) por extenso (sem abreviações), dois espaços de 1,5 abaixo do título, alinhado (s) na margem direita, Times New Roman 12, negrito, seguido (s) de nota de rodapé numerada com algarismo arábico, na qual deve constar a afiliação profissional e e-mail. Neste caso, utilizar uma linha para cada nome. Os rodapés devem ser grafados em Times New Roman 10. No Formulário de Identificação do (s) Autor (es) deve constar o endereço físico completo da Instituição para correspondência e o endereço eletrônico (e-mail) do (os) autor (es) nos campos específicos;
  • Todo manuscrito apresentará um resumo informativo em português e sua versão em inglês (Abstract), quando o idioma predominante for o português. Caso seja publicado em espanhol conterá o Resumen e sua versão correspondente em inglês (Abstract) ou ainda, caso publicado em inglês dispensar-se-á o Resumo em outro idioma. A palavra Resumo ou Resumen ou Abstract deve ser negritada, seguida de ponto, com apenas a 1ª letra maiúscula (por exemplo, Resumo.). O Resumo ou Resumen ou Abstract variará entre 150 palavras (mínimo) e 250 palavras (máximo) num único parágrafo. Utilizar Times New Roman 11, ter espaçamento simples entre as linhas e ser seguido de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula e permitindo-se palavras compostas. O título do manuscrito traduzido para o espanhol ou inglês virá logo após a palavra Abstract ou Resumen, negritado no respectivo idioma estrangeiro, seguido de ponto final, após o qual segue o texto do Abstract ou Resumen propriamente dito e as palavras-chave;
  • Os artigos terão o mínimo de 10 e o máximo de 25 páginas numeradas (a numeração deve vir no cabeçalho, na margem superior direita). Este limite compreenderá todo o texto a ser submetido: o corpo do texto propriamente dito, o título, os resumos em português ou espanhol ou inglês e em língua estrangeira, nos casos descritos no item anterior, as palavras-chave e em língua estrangeira e as referências bibliográficas. Serão encaminhados apenas na versão eletrônica em formato compatível com Word para Windows (.doc ou .docx);
  • Os manuscritos serão organizados com base no modelo geral das publicações científicas, contendo Introdução (apresentando problematização, hipóteses, justificativa, objetivos e estrutura do artigo), Desenvolvimento (apresentando revisão de literatura, detalhes da metodologia utilizada, resultados e discussões), Considerações Finais e Referências, admitindo-se ainda o acréscimo ou a supressão de itens desde que não comprometam a sequência lógica do texto (por exemplo, Agradecimentos, Perspectivas Futuras, Resultados e Discussão num único tópico). Anexos, Apêndices e Dados Brutos não são desejáveis;
  • Os artigos poderão conter elementos gráficos, figuras e ilustrações, além de quadros e tabelas. Estes recursos devem obrigatoriamente ser referidos no corpo do texto e numerados consecutivamente em algarismos arábicos seguidos de ponto e encabeçados por suas respectivas legendas na parte superior (fonte Times New Roman 10), conforme as normas da ABNT (NBR 14724:2011). A indicação da fonte de consulta, caso haja dados secundários, aparecerá na parte inferior do elemento gráfico, figuras, ilustrações, quadro ou tabela (fonte Times New Roman 10);
  • O (s) autor (es) será (ão) responsável (is) pelo manuscrito no que se refere ao teor, à formatação, à modelagem de acordo com as normas ABNT, devidamente atualizadas, e à revisão textual, bem como pela qualidade das figuras e demais elementos gráficos. Manuscritos com figuras de qualidade inferior a VGA serão rejeitados. Fotos monocromáticas e coloridas serão admitidas, desde que nítidas e que permitam impressão com qualidade;
  • A elaboração de citações (diretas ou indiretas) estarão de acordo com o padrão da ABNT (NBR 10520:2002). Na citação indireta, caso o (s) autor (es) não esteja (m) citado (s) no texto, será acrescentado ao final dela, entre parênteses, o sobrenome do (s) autor (es) em letras maiúsculas e ano da publicação. Por exemplo, “(SILVA, 2014)”;
  • Caso o (s) nome do (s) autor (es) esteja (m) citado (s) no texto, será acrescentado o ano da publicação entre parênteses. Por exemplo, “Neste sentido, Silva (2014) chama atenção para [...].”;
  • Toda citação literal de até três linhas deve ser transcrita diretamente no texto, mantendo a grafia, em itálico, no idioma e na pontuação original, entre aspas e inseridas no parágrafo;
  • Citações diretas longas (superiores a três linhas) estarão em parágrafo isolado com espaço simples, recuo de margem à esquerda de 4 centímetros, fonte Times New Roman 9, sem aspas. Nestes casos, a indicação da (s) página (s) é (são) obrigatória (s). Nas citações, as referências devem vir após a transcrição literal entre parênteses, com o (s) sobrenome (s) do (s) autor (es) em maiúsculas, seguido de vírgula, o ano de publicação, também seguido de vírgula, e a (s) página (s) precedida (s) de “p.”, sem espaçamento. Por exemplo, “(SILVA, 1996, p. 220)”.
  • As referências bibliográficas aparecerão no final do manuscrito (e não em nota de rodapé) em uma seção própria intitulada Referências. Para o rodapé devem ficar apenas aquelas explicativas. As citações de diversas obras de mesmo autor, publicadas no mesmo ano, serão discriminadas por letras em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento. Por exemplo, “(SANTOS, 1996a; 1996b)”. Quando a obra tiver dois autores, ambos serão indicados, ligados por ponto e vírgula, conforme exemplo: “(SANTOS; SILVEIRA, 2001)”. No caso de mais de três autores indica-se o primeiro, seguido da expressão et al. Por exemplo, “(SANTOS et al., 1995)”.
  • As citações dos autores que aparecem ao longo do texto serão listadas (referenciadas) em ordem alfabética na seção Referências no final do manuscrito e devem obedecer ao padrão da ABNT (NBR 6023:2018). Não serão aceitos trabalhos com a seção Bibliografia Consultada, pois este é um pressuposto obrigatório para se redigir;
  • Os manuscritos deverão ser enviados pelo site www.fatecbarueri.edu.br/revista em “Envie seu Trabalho”.

 

 

Características técnicas das resenhas

  • As resenhas têm como objetivo apresentar aos leitores obras do campo de comércio exterior, design de mídias digitais, eventos, gestão de negócios, tecnologia da informação, recursos humanos, logística, modais de transporte terrestre e áreas correlatas. Os livros escolhidos serão recentes e apresentarão contribuições para a teoria e prática;
  • As resenhas serão compostas pelas seções: título sobre a obra a que se refere em Times New Roman 14, centralizado, em negrito. Nome (s) do (s) autor (es) em Times New Roman 12, alinhado à direita, dois espaços de 1,5 abaixo do título, com nota de rodapé indicando a afiliação profissional a qual pertence, com respectiva titulação, cargo e e-mail. Inserir, dois espaços de 1,5 abaixo do nome do autor, a referência bibliográfica completa da obra de acordo com a NBR 6023:2018, em Times New Roman 12, justificado;
  • As resenha serão limitadas a cinco páginas (no máximo) e a sua estruturação é livre, mas de maneira a permitir um fluxo narrativo coerente e coeso. Todo conteúdo em Times New Roman 12. Devem ser encaminhados apenas na versão eletrônica, em formato compatível com Word para Windows (.doc ou .docx);
  • As regras para a elaboração de citações (diretas ou indiretas), sobre a citação literal ou as diretas longas (superiores a três linhas), referências bibliográficas, entre outras características, devem ser as mesmas utilizadas para os artigos;
  • Os manuscritos deverão ser enviados pelo site www.fatecbarueri.edu.br/revista em “Envie seu Trabalho”.

 

Código de Ética InGeTec

Introdução

InGeTec compromete-se como praticante e disseminadora de conduta ética, de acordo com os padrões estabelecidos por instituições nacionais e internacionais reguladoras dos padrões de ética e integridade em produção e publicação científica, tais como Academy of Management Code of Ethics, Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), Committee on Publication Ethics (COPE), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Council of Science Editors (CSE’s), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e World Conferences on Research Integrity (WCRI) (ver Referências ao final desta seção).

 

Código de Ética

O Código de Ética explicita os princípios básicos que norteiam a conduta de todos os membros e parceiros que interagem no processo de certificação científica e publicação – Autor (es), Avaliadores, Editor, membros do Conselho Editorial, entre outros envolvidos na revista – e apresenta as políticas e procedimentos para violação do Código de Ética e má conduta ética. Para fazer parte e desempenhar qualquer papel no processo de certificação científica e de publicação na InGeTec é necessário estar de acordo com os princípios deste Código de Ética, expostos a seguir, e posicionar-se como referência em termos de conduta e integridade ética.

 

Conduta Ética

 

Autor (es)

  1. Garantir integridade dos dados apresentados no manuscrito;
  2. Assegurar autenticidade e originalidade de seu artigo ou resenha;
  3. Certificar-se das apropriadas citações e identificação das fontes no uso de materiais de terceiros;
  4. Assegurar que seu manuscrito não contém quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros;
  5. Garantir que seu artigo ou resenha não está em processo de avaliação em outro periódico;
  6. Declarar quaisquer potenciais conflitos de interesse gerados por seu manuscrito;
  7. Sinalizar imediatamente ao editor caso identifique falhas no artigo e contribuir com a imediata correção, seja antes da publicação e/ou com publicação de erratas, quando o erro for identificado após publicação do artigo ou resenha;
  8. O (s) autor (es) que submete (m) o manuscrito deve (m) assegurar que contribuiu (íram) de modo efetivo em sua criação e elaboração;
  9. Certificar-se da correta escolha do periódico para publicação de seu manuscrito;
  10. Certificar-se da adequação de conteúdo e formato de seu artigo ou resenha para a revista que escolher.

Editor

  1. Assegurar conduta ética em todos os processos que envolvem submissão, revisão por pares e publicação do periódico;
  2. Assegurar integridade, imparcialidade, confidencialidade e transparência no processo de certificação científica dos manuscritos submetidos à publicação;
  3. Garantir qualidade, originalidade, rigor, coerência, diversidade de pensamento nos trabalhos aprovados para publicação;
  4. Assegurar conduta ética, integridade, imparcialidade, transparência e agilidade na comunicação com os diversos atores envolvidos nos processos de submissão, avaliação, e publicação de trabalhos;
  5. Asseverar a contribuição do periódico no avanço do conhecimento;
  6. Afiançar sustentabilidade e desenvolvimento do periódico junto às comunidades científica, acadêmica e empresarial;
  7. Esforçar-se pelo aperfeiçoamento constante do periódico;
  8. Estabelecer e gerenciar políticas de conflitos de interesse dos diversos atores que participam do processo de certificação científica e publicação de periódicos;
  9. Definir e colocar em prática políticas de prevenção e sanções para situações de má conduta ética.

Membros do Conselho Editorial

  1. Reforçar, junto ao meio acadêmico-científico, a prática de conduta ética em todos os processos que envolvem submissão, revisão por pares e publicação do periódico;
  2. Não utilizar, em qualquer circunstância, informações privilegiadas, às quais teve acesso como membro do Conselho Editorial;
  3. Alertar o Editor sobre possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade de sua atuação como membro do Conselho Editorial do periódico.

 

Avaliadores ad-hoc

  1. Posicionar-se como referência em termos de conduta e integridade ética;
  2. Assegurar confidencialidade, imparcialidade e integridade na realização da avaliação do artigo ou resenha;
  3. Não utilizar, em qualquer circunstância, informações privilegiadas, às quais teve acesso como Avaliador;
  4. Contribuir para o efetivo aperfeiçoamento do paper, com pareceres críticos e construtivos;
  5. Cumprir o prazo de avaliação acordado com o Editor;
  6. Alertar o Editor sobre possíveis conflitos de interesse que prejudiquem a integridade do processo de avaliação.;
  7. Alertar o Editor sobre trabalhos semelhantes publicados ou submetidos à publicação.

 

Outros envolvidos

Respeitar os princípios de conduta e integridade ética descritos anteriormente para todos os membros e parceiros.

 

Políticas que tratam da violação de boas práticas em produção e publicação científica

O Código de Ética InGeTec adota as políticas estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE) para as situações de má conduta ética:

 

  1. Suspeita de publicação em duplicidade na submissão do artigo e após publicação do artigo;
  2. Suspeita de similaridade na submissão do artigo e após publicação do artigo;
  3. Suspeita de fabricação de dados na submissão do artigo e após publicação do artigo
  4. Alterações de autoria (inclusão/exclusão) antes da publicação do artigo e após publicação do artigo;
  5. Suspeita de autoria (ghost, guest ou gift);
  6. Suspeita de conflito de interesse não declarado pelo autor antes da publicação do artigo e após a publicação do artigo;
  7. Suspeita de problema ético em artigo submetido à publicação;
  8. Suspeita de uso inapropriado de informação pelo avaliador.

 

Caso uma das suspeitas acima descritas sejam observadas, deve-se excluir imediatamente o (s) autor (es) de sua base de dados, impedindo-o (s) de enviar futuros manuscritos a qualquer tempo.

Se houver dúvidas sobre os procedimentos de InGeTec com relação à violação de padrões éticos, consultar os procedimentos estabelecidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE). Se houver outras dúvidas sobre suspeita de má conduta, contatar a Redação através do e-mail suporteojs@fatecbarueri.com.br.

 

Referências

Academy of Management. Academy of Management Code of Ethics. Disponível em: <https://aom.org/About-AOM/AOM-Code-of-Ethics.aspx>. Acesso em 04 jun. 2019.

Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Boas Práticas da Publicação Científica - Manual para autores, revisores, editores e integrantes de Corpos Editoriais. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/~anpad/>. Acesso em 04 jun. 2019.

Committee on Publication Ethics (COPE). Cooperation between research institutions and journals on research integrity cases: guidance COPE. Disponível em: < ttps://publicationethics.org/resources/guidelines-new/cooperation-between-research-institutions-and-journals-research-integrity>. Acesso em 04 jun. 2019.

_________________________________. Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing. Disponível em: < https://publicationethics.org/resources/guidelines-new/principles-transparency-and-best-practice-scholarly-publishing>. Acesso em 04 jun. 2019.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ética e Integridade na Prática Científica. Disponível em: <http://cnpq.br/diretrizes>. Acesso em 04 jun. 2019.

Council of Science Editors (CSE’s). CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications. Disponível em: <https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/>. Acesso em 04 jun. 2019.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Código de boas práticas científicas. Disponível em: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/>. Acesso em 04 jun. 2019.

World Conferences on Research Integrity (WCRI). Singapore Statement on Research Integrity. Disponível em: <https://wcrif.org/guidance/singapore-statement>. Acesso em 04 jun. 2019.

Editorial

InGeTec

A InGeTec, revista científica da Faculdade de Tecnologia de Barueri (FATEC), tem por objetivo publicar trabalhos originais oriundos da graduação, iniciação científica, pós-graduação e pesquisas de docentes que contribuam para estudo, inovação, perspectivas de futuro e desenvolvimento nas áreas de Comércio Exterior, Design de Mídias Digitais, Eventos, Gestão Empresarial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Transporte Terrestre e áreas afins.

Artigos

Artigos apresentarão temas ou abordagens científicas originais (relatos de pesquisa, estudos de caso, aplicação de métodos, técnicas e processos de trabalho) que contribuirão para ampliar e disseminar o conhecimento ou ensaios teóricos (com análise e discussão de novas ideias de gestão)

Resenhas

Resenhas apreciarão e analisarão, de maneira crítica, obras recém-lançadas

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.