Corporate Education
Approaches and methods that meet intergeneration al needs
Abstract
This article aims to understand the differences and needs of the generational groups currently present in organizations, to enhance the effectiveness of Corporate Education, programs tailored to generational particularities. To achieve this, an exploratory study was conducted, followed by a quantitative analysis of data from the GPTW® survey with the Best Companies to Work For (2024 Edition). Through this study, it was possible to identify how Corporate Education strategies can be applied to meet intergenerational demands in talent development, while also contributing to the reduction of generational conflicts, increased productivity and talent retention.
References
ALVES, G. C. et al. ESTUDO DO CONTEXTO DAS GERAÇÕES X, Y E Z NO MERCADO DE TRABALHO. Revista GETEC – Gestão, Tecnologia e Ciências, v. 10, n. 31, p. 21-37, 2021. Disponível em: <https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/getec/article/view/2509>. Acesso em: 27 set. 2024.
ALVES, M., ANDRÉ, C. F., MÉNDEZ, N. D. D. Microlearning na educação corporativa e em tempos de Geração C. Revista Intersaberes, [S. l.], v. 15, n. 34, 2020. DOI: 10.22169/revint.v15i34.1745. Disponível em: <https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1745>. Acesso em: 28 out 2024.
BARTOLAZZI, V. T. et al. O MICROLEARNING COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA A CAPACITAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO. InterSciencePlace [S. l.], v. 17, n. 5, p. 101-120, 2023. Disponível em: <https://www.interscienceplace.org/index.php/isp/article/view/367>. Acesso em: 09 set. 2024.
BASTOS, A. V. B. O suporte oferecido pela pesquisa para a área de treinamento. Revista de Administração, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 87-102, out-dez. 1991. Disponível em: <http://rausp.usp.br/wp-content/uploads/files/2604087.pdf>. Acesso em: 15 out. 2024.
CARVALHO, J. A. D. et al. ANDRAGOGIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DO ADULTO. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, n. 1, 30 abr. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i1.a21105>. Acesso em: 25 out. 2024.
COMAZZETTO, L. R. et al. A Geração Y no Mercado de Trabalho: um Estudo Comparativo entre Gerações. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 1, p. 145–157, jan. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-3703001352014>. Acesso em: 12 out. 2024.
COOK, S., SELLTIZ, C. A multiple–indicator approach to attitude measurement. Psychological Bulletin, V. 62, 1964.
CRUZ, D. Educação Corporativa: A proposta empresarial no discurso e na prática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 337-358, ago. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000200016. Acesso em: 06 out. 2024.
CUNHA, J. S. N. Explorando a aprendizagem intergeracional reversa no local de trabalho e as relações com suas barreiras e facilitador. 2022. 170 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2022. Disponível em: <https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31089>. Acesso em: 11 set. 2024.
DI BARTOLOMEO, R., STAHL, F. H., ELIAS, D. C. A gamificação como estratégia para o treinamento e desenvolvimento. Revista Científica Hermes, [S. l], n. 14, p. 71-90, 2015. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=477647161005>. Acesso em: 10 set. 2024.
DIAS, C. A. F. Avaliação de resultados em educação corporativa: um estudo com as organizações que se destacam em gestão de pessoas. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em:
<https://doi.org/10.11606/D.12.2012.tde-08012013-113751>. Acesso em: 06 out. 2024.
DINIZ, D. 25 anos de história da gestão de pessoas e negócios nas Melhores Empresas. São Paulo: Primavera Editorial, 2021.
ESTADÃO. Comportamento, presença dos pais e impontualidade são alguns dilemas. 06 mar. 2024. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/economia/sua-carreira/geracao-z-gen-z-o-que-e-entenda-mercado-de-trabalho-dilemas-nprei/>. Acesso em: 14 out. 2024.
FRANCO, D. S. et al. A andragogia na Educação Corporativa: o caso de uma empresa metalúrgica. Revista de Administração da UNIMEP, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 74-99, 2015. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273741070004>. Acesso em: 09 set. 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
Great Place to Work®. Entenda como ser uma empresa atraente para a Geração Z no mercado de trabalho, 09 abr. 2024. Disponível em: <https://gptw.com.br/conteudo/artigos/geracao-z-no-trabalho/>. Acesso em: 14 out. 2024.
JACQUES, T. C. et al. (2015). Vista do Geração Z: peculiaridades geracionais na cidade de Itabira-MG. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 3, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.12712/rpca.v9i3.11226>. Acesso em: 27 set. 2024.
LISBOA, E. S., COUTINHO, C. P. Generations X, Y, and Z: challenges for teaching and learning. 2012. Eden Annual Conference, Porto, Portugal, 6-9 jun. 2012. Disponível em: <https://hdl.handle.net/1822/19927>. Acesso em: 11 set. 2024.
MARTELLI, A. et al. Análise de metodologias para execução de pesquisas tecnológicas. Brazilian Applied Science Review, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 468–477, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.34115/basrv4n2-006>. Acesso em: 01 abr. 2025.
MARTINS, A. M. P. A reforma da previdência, a digitalização dos processos de trabalho e o impacto sobre os indivíduos da geração Baby Boomer. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022. Disponível em: <https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3541>. Acesso em: 12 out. 2024.
MEDEIROS, P. R. Cultura Organizacional. Um estudo sobre o Banco Itaú (1943 a 2008) e o Banco Itaú Unibanco (a partir de 2009). 2013. 649f. Tese de Doutorado (Ciências Sociais). Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP): São Paulo, 2013.
MEISTER, J. Educação corporativa. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 1999.
MENA, A. M., SILVA, M. Auditoria em RH: indicadores de desempenho interno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca Dr. Thomaz Novelino, Franca. 2022. Disponível em: <https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/12034>. Acesso em: 14 out. 2024.
MIRANDA, D. N., BERTOCCHI, D., GONÇALVES, J. Geração Z no mercado de trabalho. 2015, 31f. Monografia (Pós-Graduação em Dinâmica dos Grupos) - Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos - SBDG. Porto Alegre. 2015. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/447275086/Geracao-Z-no-Mercado-de-Trabalho-28022015>. Acesso em: 14 out. 2024.
MOSCARDINI, T., KLEIN, A. Z. Estratégias de Educação Corporativa e suas relações com os diferentes níveis de aprendizagem organizacional. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, v. 8, n. 1, 89-102, mar. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/viewFile/7433/pdf>. Acesso em: 26 out. 2024.
MOURA, L. C., OLIVEIRA, F. B., SANT’ANNA, A. de S., MARCHISOTTI, G. G. Impactos da COVID-19 na Universidade Corporativa e tendências. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S. l.], v. 39, n. 1, 2023. DOI: 10.21573/vol39n12023.131194. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/131194>. Acesso em: 25 out. 2024.
NOVAES, S. Perfil geracional: um estudo sobre as características das gerações dos veteranos, Baby Boomers, X, Y, Z e Alfa. VII SINGEP, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.singep.org.br/7singep/resultado/428.pdf>. Acesso em: 11 set. 2024.
QUARTIERO, E., BIANCHETTI, L. (Org.). Educação Corporativa: mundo do trabalho e do conhecimento: aproximações. São Paulo: Cortez, 2005.
RAMPASI, A. J. L. RAYCIK, L. Psicologia Organizacional e Conflitos Geracionais. In: ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL INTERINSTITUCIONAL, 21., 2023, Paraná. Anais. Cascavel: FAG Centro Universitário, 2023. Disponível em: <https://www.fag.edu.br/revista/ecci/2023>. Acesso em: 29 set. 2024.
SANTOS, E. A. Educação corporativa natura: uma experiência de formação de pessoas. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: < http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/2989>. Acesso em 12 out. 2024.
SANTOS, S. R. Manual de Treinamento e Desenvolvimento: uma abordagem técnica e pedagógica. Porto Alegre: Simplíssimo, 2021. E-book (63 p.). Disponível em: <https://a.co/d/e6twaBv>. Acesso em: 11 set. 2024.
SOUZA, C. G. F., GONÇALVES, R. R. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas – Fator de sucesso em Vendas. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, n. 25, jul. 2013. Disponível em: <https://semanaacademica.org.br/artigo/treinamento-e-desenvolvimento-de-pessoas-fator-de-sucesso-em-vendas>. Acesso em: 06 out. 2024.
TRIDAPALLI, J. et al. Os conflitos da geração X e Y no mercado de trabalho. Revista Húmus, v. 7, n. 20, 7 nov. 2017. Disponível em: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/7849>. Acesso em: 12 out 2024.
TULGAN, B. Not Everyone Gets a Trophy: How to Manage Generation Y. California: Jossey-Bass, 2009.
VARGAS, M. R. M. Universidade corporativa: diferentes modelos de configuração. Revista de Administração, São Paulo, v. 38, n. 4, out./dez. 2003), p. 373-379. Disponível em: <http://www.rausp.usp.br/wp-content/uploads/files/V3804373.pdf>. Acesso em: 25 out. 2024.
VERGARA, S. C. Universidade corporativa: a parceria possível entre empresa e universidade tradicional. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 5, p. 181 a 188, 2000. Disponível em: <https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6312>. Acesso em: 13 out. 2024.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2016.
XAVIER, G. S. et al. E-learning na Universidade Corporativa: Os Impactos da Ferramenta na Aprendizagem dos Diferentes Grupos Geracionais. Revista do Encontro de Gestão e Tecnologia, [S. l.], v. 1, n. 03, p. 08–25, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11075031. Disponível em: <http://revista.fateczl.edu.br/index.php/engetec_revista/article/view/104>. Acesso em: 11 set. 2024.
ZONTA, K. et al. Gerações no mercado de trabalho: um estudo das características e comportamentos das diferentes gerações no ambiente de trabalho em uma organização do Terceiro Setor. Revista Científica e-Locução, v. 1, n. 20, p. 21, 26 nov. 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i20.391>. Acesso em: 30 set. 2024.
Direitos autorais e propriedade intelectual
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à InGeTec, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos conexos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão dos manuscritos em formulário apropriado disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A InGeTec se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever do (s) autor (es).
A InGeTec adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) em todos os trabalhos publicados, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, deve-se consultar a Redação: suporteojs@fatecbarueri.com.br. Além disto, a revista pratica ações de combate ao plágio e à má conduta ética alinhadas às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
