The challenges faced by high school technical teachers at ETEC Professor André Bogasian during their career
Abstract
The present article discusses the challenges faced by high school technical teachers at ETEC Professor André Bogasian and addresses the difficulties related to recognition, career planning, mental health, quality of life, and motivation of these professionals. It also explores the effects of aging in the teaching profession and the lack of interest among young people in pursuing teaching degrees, as well as factors of stress and overload faced by educators. Through research, the aim is to examine the importance of a structured career plan to mitigate these adversities, in addition to highlighting experiences and perspectives of interviewed teachers. The primary objective is to understand the barriers and propose alternatives for the professional development of these educators.
References
ARAÚJO, T. M., PINHO, P. S., MASSON, M. L. V. Trabalho e saúde de professoras e professores no Brasil: reflexões sobre trajetórias das investigações, avanços e desafios. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00087318>. Acesso em: 27 abr. 2024.
GOVERNO DO ESTADO DE SP. Lei Complementar nº 1374, de 30 de março de 2022, alterada pela Lei Complementar nº 1396, de 22 de dezembro de 2023. São Paulo, SP: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, 30 mar. 2022. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2022/lei.complementar- 1374-30.03.2022.html>. Acesso em: 05 mai. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Professoras são 79% da docência de educação básica no Brasil. Brasília, DF: INEP, 07 mar. 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt- br/assuntos/noticias/institucional/professoras-sao-79-da-docencia-de-educacao-basica-no- brasil>. Acesso em: 23 mai. 2024.
DALAGASPERINA, P., MONTEIRO, J. K. Estresse e docência: um estudo no ensino superior privado. Revista Subjetividades, Fortaleza, v. 16, n. 1, p. 37-51, abr. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.37-51>. Acesso em: 5 mai. 2024.
DUBAR, C. As transformações do trabalho: tendências e incertezas. In: DUBAR, C. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Porto: Edições Afrontamento, 2006.
FERREIRA, L. C. M. Crenças de auto eficácia docente, satisfação com o trabalho e adoecimento. Psicol. Ensino & Form., Brasília, v. 5, n. 2, p. 19-37, 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177- 20612014000200003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 29 mai. 2024.
GARCIA, A. Um a cada três brasileiros acredita que professores são desvalorizados, diz índice. CNN Brasil, 23 out 2023. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/um-a-cada-tres-brasileiros-acredita-que-professores- sao-desvalorizados-diz-indice/>. Acesso em: 05 mai. 2024.
GATTI, B. A., BARRETTO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: [s. n.], 2009. 293 p. ISBN 978-85-7652-108-2. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000184682.locale=en>. Acesso em: 13 mai. 2024.
GIL, A. C. Gestão de Pessoas: Enfoque nos Papéis Profissionais. Atlas, 2001.
JACOMINI, M. A., PENNA, M. G. O. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Pro-Posições, [s. l.], v. 27, n. 2, p. 177-202, mai. ago. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0022>. Acesso em: 22 mai. 2024.
JESUS, S. N. Desmotivação e crise de identidade na profissão docente. Revista Katálysis, v. 7, n. 2, p. 192-202, 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/6458>. Acesso em: 27 abr. 2024.
LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2007.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOREIRA, H. As dimensões da satisfação e da insatisfação de professores do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, [s. l.], v. 3, n. 2, mai. ago. 2010. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/702>. Acesso em: 9 mai. 2024.
OLIVEIRA, P. W. S., LEONE, R. J. G. Gestão estratégica de benefícios: proposição de um modelo matemático para assistência médica dos funcionários. RAM - Revista de Administração Mackenzie, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 104-127, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-69712008000200006>. Acesso em: 5 mai. 2024.
FOLHA. Um terço dos professores trabalha com mais de 300 alunos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 mai. 2023. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/05/um-terco-dos-professores-brasileiros-trabalha-com-mais-de-300-alunos-por-ano.shtml>. Acesso em: 5 mai. 2024.
PAULI, J., TOMASI, M., GALLON, S., COELHO, E. Satisfação, Conflitos e Engajamento no Trabalho para Professores do Ensino Médio. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, p. 72-85, jul. – set. 2017. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=441753228006>. Acesso em: 9 mai. 2024.
PIMENTEL, G. S. R., PALAZZO, J., OLIVEIRA, Z. R. B. B. Os planos de carreira premiam os melhores professores? Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 17, n. 63, p. 355-380, abr. jun. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/QBFLnnTQ7KdpmkQnCS5YKqC/?lang=pt>. Acesso em: 5 mai. 2024.
REIS, A. L. P. P., FERNANDES, S. R. P., GOMES, A. F. Estresse e Fatores Psicossociais. Psicologia, Ciência e Profissão, [online], v. 30, n. 4, p. 712-725, 2010. DOI 10.1590/S1414-98932010000400004. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-98932010000400004>. Acesso em: 5 mai. 2024.
SEMESP. Sindicato das Mantenedoras dos Ensino Superior de São Paulo. Risco de apagão de professores no Brasil. 2022. Disponível em: <https://www.semesp.org.br/pesquisas/risco-de-apagao-de-professores-no-brasil/>. Acesso em: 9 mai. 2024.
VALLE, I. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, n. 216, p. 178-187, 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i216.792>. Acesso em: 27 abr. 2024
WITTER, G. P. Professor-estresse: análise de produção científica. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 7, n. 1, p. 33-46, jun. 2003. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572003000100004>. Acesso em: 5 mai. 2024.
Direitos autorais e propriedade intelectual
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à InGeTec, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos conexos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão dos manuscritos em formulário apropriado disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A InGeTec se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever do (s) autor (es).
A InGeTec adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) em todos os trabalhos publicados, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, deve-se consultar a Redação: suporteojs@fatecbarueri.com.br. Além disto, a revista pratica ações de combate ao plágio e à má conduta ética alinhadas às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
