O Desenvolvimento de Soft Skills na Educação Corporativa e a Importância da Aprendizagem Social nas Organizações

  • Alan Carlos Horácio Sousa FATEC Barueri
  • Graziela Paulo Gomes FATEC Barueri
  • Jamilly Vitória Malaquias FATEC Barueri
  • Suelen Cordeiro Lins de Melo FATEC Barueri
  • Alair Helena Ferreira Hayashi FATEC Barueri
Palavras-chave: Educação Corporativa; Aprendizagem Social; Soft Skills

Resumo

É notório que o mundo empresarial passa constantemente por mudanças e a escolha de um profissional para ingressar ou permanecer na organização cerca-se de incertezas, evidenciando que as soft skills podem ser um fator de diferenciação e também agregação de valor. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo analisar de qual forma a Aprendizagem Social atrelada à Educação Corporativa, centralizada no desenvolvimento das soft skills, pode ser aplicada nas organizações. Desta forma, ambos os conceitos são colocados como componentes estratégicos para o desenvolvimento das organizações e dos colaboradores que delas fazem parte. Para tanto, a metodologia utilizada consiste na pesquisa qualitativa bibliográfica, utilizando majoritariamente artigos científicos que conceituam os termos supracitados, trazendo como resultado da discussão e aplicação prática dos conceitos, os ambientes colaborativos de aprendizagem como ferramenta, pois os mesmos são constituídos essencialmente pela interação em grupo, evidenciando que nas organizações, isto é totalmente aplicável, o que oportuniza a ampliação das habilidades não técnicas, no intuito de favorecer não só ao indivíduo, mas também a obtenção de lucro para o negócio.

Biografia do Autor

Alan Carlos Horácio Sousa, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Graziela Paulo Gomes, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Jamilly Vitória Malaquias, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Suelen Cordeiro Lins de Melo, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Alair Helena Ferreira Hayashi, FATEC Barueri

Professora de Ensino Superior da FATEC Barueri e Agente de Inovação da Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza (CPS)

Referências

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Publicado
2024-11-01