Gamificação no Ensino Superior

Palavras-chave: Gamificação, Ensino Superior, Educação, Motivação, Engajamento

Resumo

A gamificação é uma solução eficaz para motivar e elevar o engajamento dos alunos por meio de elementos de jogos. O presente estudo identifica os benefícios e desafios da gamificação aplicada no ensino superior com uma revisão sistemática da literatura, que inclui 10 artigos publicados no período de 2020 ao primeiro trimestre de 2025 nas bases IEEE Xplore e Google Acadêmico e também uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa, realizada de forma online, com professores voluntários. Os resultados foram positivos na questão de eficiência. Porém, foram identificados que as instituições não possuem diretrizes ou políticas formais para a sua implantação, além das práticas não estarem alinhadas com as necessidades institucionais. As melhorias mais apontadas são o treinamento dos professores e o investimento em recursos tecnológicos e pedagógicos. A contribuição para o campo da educação superior no contexto da gamificação é fornecer um diagnóstico da percepção do docente revelando as barreiras e necessidades e reforçando a relevância do tema. Os resultados apresentam uma visão positiva em relação ao estudo.

Palavras-chave: Gamificação. Ensino Superior. Educação. Motivação. Engajamento.

Biografia do Autor

Mônica Tavares da Cruz, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Patrícia Fernandes, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Joelson Alves do Nascimento, FATEC Barueri

Professor de Ensino Superior

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Publicado
2025-06-06