Os desafios enfrentados por professores do Ensino Médio Técnico da Instituição de Ensino ETEC Professor André Bogasian durante sua carreira

  • Jullia Schultz Pinheiro FATEC Barueri
  • Letícia Gonçalves Aguiar FATEC Barueri
  • Maristhela Maciel Maurício FATEC Barueri
  • Rebeca Soares dos Santos FATEC Barueri
  • Stephany Taline Alencar da Silva FATEC Barueri
  • Bruno Figueiredo dos Santos FATEC Barueri
Palavras-chave: Carreira docente, Satisfação no trabalho, Sobrecarga profissional, Atratividade para educador, Qualidade de Vida

Resumo

O presente artigo discute os desafios enfrentados por professores do ensino médio técnico da ETEC Professor André Bogasian e aborda as dificuldades relacionadas ao reconhecimento, planejamento de carreira, saúde mental, qualidade de vida e motivação desses profissionais. Explora também os efeitos do envelhecimento docente e da falta de interesse dos jovens por licenciaturas, bem como fatores de estresse e sobrecarga dos mesmos. Através de pesquisas busca-se examinar a importância de um plano de carreira estruturado para mitigar tais adversidades, além de se destacar experiências e perspectivas de professores entrevistados. O objetivo principal é compreender barreiras e propor alternativas para o desenvolvimento profissional desses educadores.

Biografia do Autor

Jullia Schultz Pinheiro, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Letícia Gonçalves Aguiar , FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Maristhela Maciel Maurício, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Rebeca Soares dos Santos, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Stephany Taline Alencar da Silva, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Bruno Figueiredo dos Santos, FATEC Barueri

Professor de Ensino Superior da FATEC Barueri

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Publicado
2024-11-08