Um estudo sobre eventos virtuais no cenário pandêmico

  • Carla Botelho de Souza
  • Margibel Adriana de Oliveira FATEC Barueri
Palavras-chave: Eventos, Formato virtual, Cenário pandêmico, Novas oportunidades

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa de Monitoria de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, desenvolvida na FATEC Barueri, cujo tema retrata um estudo sobre eventos virtuais no cenário pandêmico.  O trabalho tem como objetivo principal compreender como se deu a passagem dos eventos presenciais para o formato on-line, apresentando uma pesquisa bibliográfica sobre conceito, classificação e tipologia de eventos, seguindo uma ordem cronológica. Para complementar a pesquisa, foi elaborado um questionário, disponibilizado em formato virtual, com perguntas acerca do assunto, que propiciaram uma análise e interpretação dos dados obtidos. A pandemia do coronavírus afetou intensamente o segmento de eventos, que apesar de todas as dificuldades, precisou se reinventar para sobreviver e criar alternativas para manter aquecido um setor tão importante economicamente.  E, apesar de modificar a maneira de viver e de conviver do ser humano, é possível retirar um aprendizado de toda situação. Enxergar oportunidades em tempos difíceis é um dos poucos aspectos positivos deste momento de crise.

 

Referências

LIÇÕES SOBRE O FUTURO DO SETOR DE EVENTOS E ENTRETENIMENTO. Mercado & Consumo, 2020. Disponível em: <https://mercadoeconsumo.com.br/2020/09/18/8-licoes-sobre-o-futuro-do-setor-de-eventos-e-entretenimento/>. Acesso em 21 abr. 2021.

AMADEU, S., NASSAR, P. Nova opinião pública na era da internet. Sesc – SP, 2012. Disponível em: <https://www.sescsp.org.br/online/artigo/6139_NOVA+OPINIAO+PUBLICA+NA+ERA+DA+INTERNET>. Acesso em 20 abr. 2021.

ANDRADE, R. B. Manual de Eventos – Coleção Hotelaria. 3. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2007.

BENI, M. O Mercado de Eventos: Convenções, Feiras e Exposições. Canal Professor Mario Beni, São Paulo, YouTube, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2Q_A1U_6i9Q&t=33s >. Acesso em 24 mar. 2021.

BRITTO, J., FONTES, N. Estratégias para Eventos: Uma ótica do Marketing e do Turismo. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2006.

CAMARGO, L. O. L. Hospitalidade – Coleção ABC do Turismo. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2004.

CESCA, C. G. G. Organização de Eventos: manual para planejamento e execução. 10. ed. São Paulo: Summus, 2008.

COVID-19 – PROFISSIONAIS DE EVENTOS PROPÕEM MEDIDAS PARA SALVAR SETOR. Promoview, 2020. Disponível em: <https://www.promoview.com.br/categoria/geral/covid19--profissionais-de-eventos-propoem-medidas-para-salvar-setor-.html>. Acesso em 21 abr. 2021.

ENTENDA O IMPACTO DA PANDEMIA NO SETOR DE EVENTOS. SEBRAE, 2020. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-impacto-da-pandemia-no-setor-de-eventos,424ba538c1be1710VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em 19 abr. 2021.

EVENTOS ON-LINE: A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E OS EFEITOS DO “NOVO NORMAL” NO SETOR DE EVENTOS. Cross Host, 2020. Disponível em: <https://www.crosshost.com.br/blog/eventos-online/>. Acesso em 19 abr. 2021.

FERNANDES, M. 2021 – Event Trends: The Only Guide You’ll Need! Endless Events, 2021. Disponível em: <https://helloendless.com/2021-event-trends/>. Acesso em 23 abr. 2021.

GIACAGLIA, M. C. Organização de Eventos: Teoria e Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

GIÁCOMO, C. Tudo acaba em festa. Evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo: Scritta, 1997.

HOUAISS, A. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

IMPORTÂNCIA DA TELECOMUNICAÇÕES EM TEMPOS DE CRISE DA COVID-19. RM Telecom. 2021. Disponível em: <https://vivoempresabauru.com.br/estrategias-para-o-digital/>. Acesso em 25 jun. 2021.

LARGHI, N. Com pandemia, entretenimento se reinventa e muda a forma como as pessoas se divertem. Valor Investe, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://valorinveste.globo.com/mercados/rendavariavel/empresas/noticia/2020/10/13/com-pandemia-entretenimento-se-reinventa-e-muda-a-forma-como-as-pessoas-se-divertem.ghtml>. Acesso em 21 abr. 2021.

LISBOA, R., MARTIN, V. Eventos Digitais. Híbridos & Virtuais. VM Consultoria. Midiacode.com. E-book. Projeto ED 2020.

MAIA, F. O que é Evento Híbrido? Netshow.me, 2020. Disponível em: <https://netshow.me/blog/o-que-e-evento-hibrido/>. Acesso em 23 abr. 2021.

________. Como será o Mercado de Eventos em 2021?: Confira Os Principais Cenários. Netshow.me, 2021. Disponível em: <https://netshow.me/blog/mercado-de-eventos-2021/>. Acesso em 23 abr. 2021.

MARKETING DE EVENTOS: O GUIA 2020. The Bizzabo Blog, 2019. Disponível em: <https://blog.bizzabo.com/event-marketing-guide>. Acesso em 20 abr. 2021.

MARTIN, V. Manual Prático de Eventos. São Paulo: Atlas, 2003.

MATHIAS, M. Organização de Eventos: Procedimentos e Técnicas. São Paulo: Editora Manole, 2002.

MEIRELLES, G. F. Tudo sobre Eventos. São Paulo: Editora STS, 1999.

MORAES, E. C. G. Do Presencial ao Virtual: a influência da mediatização na Realização de Eventos. Jornada Científica de Comunicação Social, 2017. Disponível em: <https://www.unisagrado.edu.br/custom/2008/uploads/anais/comunic_social_2017/Temas_livres/Elaine_Cristina_Gomes_de_Moraes_do_presencial_ao_virtual.pdf>. Acesso em 19 abr. 2021.

MOREIRA, R. Setor de Eventos pode oferecer Oportunidades Únicas mesmo no Olho da Tempestade. Smartalk, 2020. Disponível em: <https://smartalk.com.br/blog/eventos-2021/>. Acesso em 19 abr. 2021.

NAKANE, A. Eventos Virtuais – Fato ou Tendência no Cenário Brasileiro?. Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu, 2012. Disponível em: <http://festivaldascataratas.com/wp-content/uploads/2014/01/4.-EVENTOS-VIRTUAIS-FATO-OU-TEND%C3%8ANCIA-NO-CEN%C3%81RIO-BRASILEIRO.pdf>. Acesso em 19 abr. 2021.

NARDONE, A. Eventos e Turismo: O Novo Ambiente e Projeções Futuras. Canal Academia Brasileira de Eventos e Turismo, YouTube, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1XnAoBlQP6o>. Acesso em 25 abr. 2021.

PEREIRA, W. 7 tipos de eventos online para você produzir. Eu Vou Blog, 2021. Disponível em: <https://blog.euvou.events/7-tipos-de-eventos-online-para-voce-produzir/>. Acesso em 25 jun. 2021.

SCHAFF, A A Sociedade Informática. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

SETOR DE EVENTOS: COM EXPECTATIVA ANUAL DE CRESCIMENTO DE 14%, ESCOLA ENSINA A FAZER EVENTOS 100% ONLINE. Terra, 2020. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/dino/setor-de-eventos-com-expectativa-anual-de-crescimento-de-14-escola-ensina-a-fazer-eventos-100-online,114483e078880da647b659872e375863uxfs4k68.html>. Acesso em 09 mar. 2021.

TENAN, I. P. S. Eventos - Coleção ABC do Turismo. São Paulo: Aleph, 2004.

Publicado
2021-12-13
Seção
Artigos