Atração e Retenção da Geração Z

Um desafio para o mercado de trabalho

  • Guilherme Leandro Costa FATEC Barueri
  • Lidia Barros da Silva FATEC Barueri
  • Nicole Marques dos Santos FATEC Barueri
  • Stephany Castro de Almeida FATEC Barueri
  • Paulo R. de Medeiros FATEC Barueri
Palavras-chave: Geração Z, Employer Branding, Atração de talentos, Retenção de talentos, Inovação

Resumo

Este estudo analisa a eficácia das práticas de Employer Branding (EB) na atração e retenção da Geração Z nas empresas brasileiras, com base no ranking das 175 Melhores Empresas para Trabalhar, Edição 2024. A pesquisa revela que empresas com foco em inovação, flexibilidade, diversidade e responsabilidade social são mais atraentes para esse grupo, que busca um ambiente de trabalho dinâmico e alinhado aos seus valores. Embora não tenha sido possível explorar completamente o conceito de Employee Value Proposition (EVP), os resultados indicam que o Employer Branding é uma estratégia central para a competitividade organizacional e o engajamento dessa geração.

Biografia do Autor

Guilherme Leandro Costa, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Lidia Barros da Silva, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Nicole Marques dos Santos, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Stephany Castro de Almeida, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Paulo R. de Medeiros, FATEC Barueri

Professor de Ensino Superior

Referências

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Publicado
2025-06-06