A influência da interface gráfica de usuário das plataformas digitais de jogos na escolha do utilizador

  • Abner Brasil Lima Cortez FATEC Barueri
  • Guilherme Aparecido Pego da Silva FATEC Barueri
  • Heitor Leandro Nunes da Silva FATEC Barueri
  • João Victor Cabral dos Santos Correa FATEC Barueri
  • Leonardo Zanata de Jesus FATEC Barueri
Palavras-chave: Interface Gráfica de usuário, Plataformas digitais de jogos, Design

Resumo

O design de interfaces é crucial no desenvolvimento de plataformas digitais de jogos, facilitando a utilização e proporcionando a melhor experiência ao usuário. Para entender o sucesso de uma interface, é necessário ir além dos fatores técnicos, incluindo uma compreensão artística e psicológica dos efeitos visuais sobre os consumidores. Esta pesquisa propõe ideias para designers, servindo como guia para criar interfaces de sucesso no mercado de videogames. Ela destaca características e fatores importantes, desde a disposição e composição dos elementos gráficos até as preferências dos usuários, analisadas de forma crítica.

Biografia do Autor

Abner Brasil Lima Cortez, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia de Gestão da Tecnologia da Informação

Guilherme Aparecido Pego da Silva, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia de Gestão da Tecnologia da Informação

Heitor Leandro Nunes da Silva, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia de Gestão da Tecnologia da Informação

João Victor Cabral dos Santos Correa, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia de Gestão da Tecnologia da Informação

Leonardo Zanata de Jesus, FATEC Barueri

Discente do Curso Superior de Tecnologia de Gestão da Tecnologia da Informação

Referências

AUTOIT. GUI Reference. Disponível em: <https://www.autoitscript.com/autoit3/docs/guiref/GUIRef.htm>. Acesso em: 18 nov. 2023.

BRODE, N. Among PC Gaming Platforms, Steam is King. CIVIC SCIENCE. 10 jun. 2020. Dis-ponível em: <https://civicscience.com/among-pc-gaming-platforms-steam-is-king/>. Acesso em: 24 nov. 2023.

CHERRY, K. Color Psychology: Does It Affect How You Feel? Verywellmind. 29 nov. 2022. Disponível em: <https://www.verywellmind.com/color-psychology-2795824>. Acesso em: 20 nov. 2023.

CLEMENT, J. Distribution of video gamers in the United States in 2022, by age group. Statista. 29 ago. 2023. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/189582/age-of-us-video-game-players/#statisticContainer>. Acesso em: 21 nov. 2023.

DEY, P. et al. Best practices for improving user interface design. Int. J. Softw. Eng. its Appl., v. 10, n. 1, p. 71-83, set. 2019.

EPIC GAMES VS STEAM. Saiba qual é o melhor. ACÚSTICA FM. 01 set. 2022. Disponível em: <https://www.acusticafm.com.br/epic-games-vs-steam-saiba-qual-e-o-melhor/>. Acesso em: 24 nov. 2023.

FOLTER, R. Qual a diferença entre Steam e Epic Games Store? Canaltech. 12 nov. 2021. Disponí-vel em: <https://canaltech.com.br/games/comparativo-entre-steam-e-epic-games-store/>. Acesso em: 24 nov. 2023.

GONSALEZ, F. I. A Cor no Branding: um estudo sobre design de marca e comunicação visual estratégica. São Paulo: F. I. Gonsales, 2018.

HORNSHAW, P. Xbox Game Pass’s x Cloud Makes Toilet Gaming Incredibly Easy. GameSpot. 17 set. 2020. Disponível em: <https://www.gamespot.com/articles/xbox-game-passs-xcloud-makes-toilet-gaming-incredibly-easy/1100-6482328/>. Acesso em: 23 nov. 2023.

HORTON, M. Too Cool at School - Understanding Cool Teenagers. SEMANTIC SCHOLAR. 12 out. 2012. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/Too-Cool-at-School-Understanding-Cool-Teenagers-Horton-Read/a1462802010d35acafb6a24c4c1d898a8256b4a3>. Acesso em: 21 nov. 2023.

JUVILER, J. What Is GUI? Graphical User Interfaces, Explained. HubSpot. 30 ago. 2023. Dispo-nível em: <https://blog.hubspot.com/website/what-is-gui>. Acesso em: 20. nov. 2023.

KAO, M; WANG, P. Epic Games. CONTRARY RESEARCH. 25 jul. 2023. Disponível em: <https://research.contrary.com/reports/epic-games>. Acesso em: 24 nov. 2023.

MACHKOVECK, S. Xbox on Windows 10: What it is, what it isn’t, and what’s missing [Updat-ed]. ARS TECHNICA. 13 ago. 2015. Disponível em: <https://arstechnica.com/gaming/2015/08/xbox-on-windows-10-what-it-is-what-it-isnt-and-whats-missing/>. Acesso em: 23 nov. 2023.

MATIOLA, W. O que é UI Design e UX Design? Design Culture. 10 mar. 2015. Disponível em: <https://designculture.com.br/o-que-e-ui-design-e-ux-de-sign/#:~:text=UI%20Design%2C%20ou%20User%20Interface,o%20dispositivo%20e%20o%20usu%C3%A1rio>. Acesso em: 20. nov. 2023.

MOGNON, M. PS5: Sony revela interface de usuário do console de nova geração. ADRENALI-NE. Disponível em: <https://www.adrenaline.com.br/games/playstation/ps5-sony-revela-interface-de-usuario-do-console-de-nova-geracao/>. Acesso em: 23 nov. 2023.

MORTON, J. Basic Color Theory. COLOR MATTERS. Disponível em: <https://www.colormatters.com/color-and-design/basic-color-theory>. Acesso em: 20 nov. 2023.

PLAYSTATION. Mais funcionalidades da PS5™. Disponível em: <https://www.playstation.com/pt-pt/ps5/ps5-features/>. Acesso em: 20 nov. 2023.

PREDILECT’S PLUS. Cores Análogas e Moda: Conheça Os Tipos, como surgem e como combinar. Predilect’s Plus. Disponível em: <https://blog.predilectsplus.com.br/cores-analogas-na-moda-como-combinar/>. Acesso em: 20 nov. 2023.

SABIONI, A. Cores complementares. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/cores-complementares/>. Acesso em: 20 nov. 2023.

SCHNEIDER, C., WEINMANN, M., VON BROCKE, J. Digital Nudging: Guiding Online User Choices through Interface Design. Commun. ACM, v. 61, n. 7, p. 67-73, jul. 2018.

SCHULZ, J., MIGNON, A. Influenciando o usuário através de processos interativos, padrões orien-tados a arquitetura de dados e usabilidade da interface: Uma revisão sistemática. Adelpha - Reposi-tório Digital. Universidade Presbiteriana Mackenzie, jun. 2023.

SHERIN, A. Color Fundamentals: A Graphic Style Manual for. Understanding How Color Affects Design. [s.n.]. Beverly: Rockport Publishers, 2012. 160 p.

SHUMAN, S. Tudo o que você quer saber sobre o PlayStation 5 em um só lugar. PlayStation. Blog. 09 nov. 2020. Disponível em: <https://blog.br.playstation.com/2020/11/09/ps5-o-faq-definitivo/>. Acesso em: 23 nov. 2023.

SOUZA, M. A. Avaliação Heurística de Usabilidade da Plataforma de Jogos Steam. 2020. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, 2020.

STEAM. Everything You Need to Know About the Video Game Distributor. CS AGENTS. 21 mai. 2019. Disponível em: <https://cs-agents.com/blog/steam/>. Acesso em: 22 nov. 2023

STEAM. The video game digital distribution service, sets a new record with 10 Million people play-ing at the same time. PGRI Public Gaming. 22 jan. 2023. Disponível em: <https://publicgaming.com/news-categories/company-news/10708-steam-the-video-game-digital-distribution-service-sets-a-new-record-with-10-million-people-playing-at-the-same-time#:~:text=Steam%2C%20The%20Largest%20Digital%20Distribution%20Platform%20For%20PC%20Gaming>. Acesso em: 22 nov. 2023.

SUBHAN, I. Eight months later, I barely use any of PS5’s new user interface features. EURO-GAMER. 12 ago. 2021. Disponível em: <https://www.eurogamer.net/eight-months-later-i-barely-use-any-of-ps5s-new-user-interface-features>. Acesso em: 23 nov. 2023.

SWANN, J. A esthetically pleasing – Elements of Calm, Simple Visuals. GONE MINIMAL. Dis-ponível em: <https://www.goneminimal.com/aesthetically-plea-sing/#:~:text=Aesthetically%20pleasing%20is%20something%20that,decreased%20stress%2C%20and%20better%20focus>. Acesso em: 21 nov. 2023.

THE AMAZING BACKSTORY. PS Symbols and the Logo That Defined Our Collective Child-hood. DESIGN RUSH. Disponível em: <https://www.designrush.com/best-designs/logo/playstation-logo>. Acesso em: 23 nov. 2023.

WARREN, C. TEDx Talks. What makes things cool? | TEDxUofA. 1 vídeo (15 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_Z7hkfkCEno>. Acesso em: 21 nov. 2023.

WAX, A. Nature’s Color Palettes: Looking to our Planet for Color-Inspiration! AMY WAX. 01. fev. 2021. Disponível em: <https://amywax.com/nature-color-palettes-looking-to-our-planet-for-color-inspiration/>. Acesso em: 20 nov. 2023.

WERNECK, V. A história do PlayStation: do PS1 ao PS5. Tecnoblog. 31 out. 2020. Disponível em: <https://tecnoblog.net/especiais/a-historia-do-playstation-do-ps1-ao-ps5/>. Acesso em: 23 nov. 2023.

YU, Y. Steam – the gaming platform before there were platforms. DIGITAL INNOVATION AND TRANSFORMATION. 23 feb. 2017. Disponível em: <https://d3.harvard.edu/platform-digit/submission/steam-the-gaming-platform-before-there-were-platforms/>. Acesso em: 22 nov. 2023.

Publicado
2024-07-12