A influência da interface gráfica de usuário das plataformas digitais de jogos na escolha do utilizador
Resumo
O design de interfaces é crucial no desenvolvimento de plataformas digitais de jogos, facilitando a utilização e proporcionando a melhor experiência ao usuário. Para entender o sucesso de uma interface, é necessário ir além dos fatores técnicos, incluindo uma compreensão artística e psicológica dos efeitos visuais sobre os consumidores. Esta pesquisa propõe ideias para designers, servindo como guia para criar interfaces de sucesso no mercado de videogames. Ela destaca características e fatores importantes, desde a disposição e composição dos elementos gráficos até as preferências dos usuários, analisadas de forma crítica.
Referências
AUTOIT. GUI Reference. Disponível em: <https://www.autoitscript.com/autoit3/docs/guiref/GUIRef.htm>. Acesso em: 18 nov. 2023.
BRODE, N. Among PC Gaming Platforms, Steam is King. CIVIC SCIENCE. 10 jun. 2020. Dis-ponível em: <https://civicscience.com/among-pc-gaming-platforms-steam-is-king/>. Acesso em: 24 nov. 2023.
CHERRY, K. Color Psychology: Does It Affect How You Feel? Verywellmind. 29 nov. 2022. Disponível em: <https://www.verywellmind.com/color-psychology-2795824>. Acesso em: 20 nov. 2023.
CLEMENT, J. Distribution of video gamers in the United States in 2022, by age group. Statista. 29 ago. 2023. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/189582/age-of-us-video-game-players/#statisticContainer>. Acesso em: 21 nov. 2023.
DEY, P. et al. Best practices for improving user interface design. Int. J. Softw. Eng. its Appl., v. 10, n. 1, p. 71-83, set. 2019.
EPIC GAMES VS STEAM. Saiba qual é o melhor. ACÚSTICA FM. 01 set. 2022. Disponível em: <https://www.acusticafm.com.br/epic-games-vs-steam-saiba-qual-e-o-melhor/>. Acesso em: 24 nov. 2023.
FOLTER, R. Qual a diferença entre Steam e Epic Games Store? Canaltech. 12 nov. 2021. Disponí-vel em: <https://canaltech.com.br/games/comparativo-entre-steam-e-epic-games-store/>. Acesso em: 24 nov. 2023.
GONSALEZ, F. I. A Cor no Branding: um estudo sobre design de marca e comunicação visual estratégica. São Paulo: F. I. Gonsales, 2018.
HORNSHAW, P. Xbox Game Pass’s x Cloud Makes Toilet Gaming Incredibly Easy. GameSpot. 17 set. 2020. Disponível em: <https://www.gamespot.com/articles/xbox-game-passs-xcloud-makes-toilet-gaming-incredibly-easy/1100-6482328/>. Acesso em: 23 nov. 2023.
HORTON, M. Too Cool at School - Understanding Cool Teenagers. SEMANTIC SCHOLAR. 12 out. 2012. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/Too-Cool-at-School-Understanding-Cool-Teenagers-Horton-Read/a1462802010d35acafb6a24c4c1d898a8256b4a3>. Acesso em: 21 nov. 2023.
JUVILER, J. What Is GUI? Graphical User Interfaces, Explained. HubSpot. 30 ago. 2023. Dispo-nível em: <https://blog.hubspot.com/website/what-is-gui>. Acesso em: 20. nov. 2023.
KAO, M; WANG, P. Epic Games. CONTRARY RESEARCH. 25 jul. 2023. Disponível em: <https://research.contrary.com/reports/epic-games>. Acesso em: 24 nov. 2023.
MACHKOVECK, S. Xbox on Windows 10: What it is, what it isn’t, and what’s missing [Updat-ed]. ARS TECHNICA. 13 ago. 2015. Disponível em: <https://arstechnica.com/gaming/2015/08/xbox-on-windows-10-what-it-is-what-it-isnt-and-whats-missing/>. Acesso em: 23 nov. 2023.
MATIOLA, W. O que é UI Design e UX Design? Design Culture. 10 mar. 2015. Disponível em: <https://designculture.com.br/o-que-e-ui-design-e-ux-de-sign/#:~:text=UI%20Design%2C%20ou%20User%20Interface,o%20dispositivo%20e%20o%20usu%C3%A1rio>. Acesso em: 20. nov. 2023.
MOGNON, M. PS5: Sony revela interface de usuário do console de nova geração. ADRENALI-NE. Disponível em: <https://www.adrenaline.com.br/games/playstation/ps5-sony-revela-interface-de-usuario-do-console-de-nova-geracao/>. Acesso em: 23 nov. 2023.
MORTON, J. Basic Color Theory. COLOR MATTERS. Disponível em: <https://www.colormatters.com/color-and-design/basic-color-theory>. Acesso em: 20 nov. 2023.
PLAYSTATION. Mais funcionalidades da PS5™. Disponível em: <https://www.playstation.com/pt-pt/ps5/ps5-features/>. Acesso em: 20 nov. 2023.
PREDILECT’S PLUS. Cores Análogas e Moda: Conheça Os Tipos, como surgem e como combinar. Predilect’s Plus. Disponível em: <https://blog.predilectsplus.com.br/cores-analogas-na-moda-como-combinar/>. Acesso em: 20 nov. 2023.
SABIONI, A. Cores complementares. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/cores-complementares/>. Acesso em: 20 nov. 2023.
SCHNEIDER, C., WEINMANN, M., VON BROCKE, J. Digital Nudging: Guiding Online User Choices through Interface Design. Commun. ACM, v. 61, n. 7, p. 67-73, jul. 2018.
SCHULZ, J., MIGNON, A. Influenciando o usuário através de processos interativos, padrões orien-tados a arquitetura de dados e usabilidade da interface: Uma revisão sistemática. Adelpha - Reposi-tório Digital. Universidade Presbiteriana Mackenzie, jun. 2023.
SHERIN, A. Color Fundamentals: A Graphic Style Manual for. Understanding How Color Affects Design. [s.n.]. Beverly: Rockport Publishers, 2012. 160 p.
SHUMAN, S. Tudo o que você quer saber sobre o PlayStation 5 em um só lugar. PlayStation. Blog. 09 nov. 2020. Disponível em: <https://blog.br.playstation.com/2020/11/09/ps5-o-faq-definitivo/>. Acesso em: 23 nov. 2023.
SOUZA, M. A. Avaliação Heurística de Usabilidade da Plataforma de Jogos Steam. 2020. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, 2020.
STEAM. Everything You Need to Know About the Video Game Distributor. CS AGENTS. 21 mai. 2019. Disponível em: <https://cs-agents.com/blog/steam/>. Acesso em: 22 nov. 2023
STEAM. The video game digital distribution service, sets a new record with 10 Million people play-ing at the same time. PGRI Public Gaming. 22 jan. 2023. Disponível em: <https://publicgaming.com/news-categories/company-news/10708-steam-the-video-game-digital-distribution-service-sets-a-new-record-with-10-million-people-playing-at-the-same-time#:~:text=Steam%2C%20The%20Largest%20Digital%20Distribution%20Platform%20For%20PC%20Gaming>. Acesso em: 22 nov. 2023.
SUBHAN, I. Eight months later, I barely use any of PS5’s new user interface features. EURO-GAMER. 12 ago. 2021. Disponível em: <https://www.eurogamer.net/eight-months-later-i-barely-use-any-of-ps5s-new-user-interface-features>. Acesso em: 23 nov. 2023.
SWANN, J. A esthetically pleasing – Elements of Calm, Simple Visuals. GONE MINIMAL. Dis-ponível em: <https://www.goneminimal.com/aesthetically-plea-sing/#:~:text=Aesthetically%20pleasing%20is%20something%20that,decreased%20stress%2C%20and%20better%20focus>. Acesso em: 21 nov. 2023.
THE AMAZING BACKSTORY. PS Symbols and the Logo That Defined Our Collective Child-hood. DESIGN RUSH. Disponível em: <https://www.designrush.com/best-designs/logo/playstation-logo>. Acesso em: 23 nov. 2023.
WARREN, C. TEDx Talks. What makes things cool? | TEDxUofA. 1 vídeo (15 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_Z7hkfkCEno>. Acesso em: 21 nov. 2023.
WAX, A. Nature’s Color Palettes: Looking to our Planet for Color-Inspiration! AMY WAX. 01. fev. 2021. Disponível em: <https://amywax.com/nature-color-palettes-looking-to-our-planet-for-color-inspiration/>. Acesso em: 20 nov. 2023.
WERNECK, V. A história do PlayStation: do PS1 ao PS5. Tecnoblog. 31 out. 2020. Disponível em: <https://tecnoblog.net/especiais/a-historia-do-playstation-do-ps1-ao-ps5/>. Acesso em: 23 nov. 2023.
YU, Y. Steam – the gaming platform before there were platforms. DIGITAL INNOVATION AND TRANSFORMATION. 23 feb. 2017. Disponível em: <https://d3.harvard.edu/platform-digit/submission/steam-the-gaming-platform-before-there-were-platforms/>. Acesso em: 22 nov. 2023.
Direitos autorais e propriedade intelectual
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à InGeTec, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos conexos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão dos manuscritos em formulário apropriado disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A InGeTec se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever do (s) autor (es).
A InGeTec adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) em todos os trabalhos publicados, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, deve-se consultar a Redação: suporteojs@fatecbarueri.com.br. Além disto, a revista pratica ações de combate ao plágio e à má conduta ética alinhadas às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
