Como a conectividade impacta a forma de construção e gerenciamento das marcas
O caso Nubank
Resumo
O artigo discute o papel crucial da conectividade na transformação digital e na gestão de marcas empresariais, com ênfase no setor financeiro e no Nubank. A necessidade de diferenciação no mercado digital impulsiona a importância do branding como ferramenta para fortalecer o vínculo entre as empresas e os consumidores. O estudo de caso do Nubank explora estratégias que contribuíram para seu desenvolvimento, incluindo a satisfação do cliente e a inovação. Dessa forma se evidencia o impacto da conectividade nas relações entre marca e cliente e explica como esse aspecto impulsiona o desenvolvimento de novas marcas.
Referências
AAAKER, D. A. Building Strong Brands. San Francisco: Free Press, 1996.
BATISTA, A. T. A. Posicionamento de marca na comunicação digital: um estudo de caso da finteck Nubank. 2021. Disponível em: < https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwif-tPLls6CAxULq5UCHeeRBlwQFnoECBMQAQ&url=https%3A%2F%2Fbdm.unb.br%2Fbitstream%2F10483%2F28989%2F1%2F2021_AnaThayn%25C3%25A1Ara%25C3%25BAjoBatista_tcc.pdf&usg=AOvVaw02jhnTOFUMS6v1KHfkt8UY&opi=89978449>. Acesso em: 28 mai. 2023.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CERNEV, A. K., DINIZ, E. H., JAYO, M. (2009). As cinco ondas de Inovações Tecnológicas em Bancos. In: BARBIERI, J. C., SIMANTOB, M. A. Organizações Inovadoras do Setor Financeiro. São Paulo: Saraiva, 2009.
COBRA, M. Marketing de serviços: turismo, lazer e negócios. São Paulo: Cobra, 2005.
CGI (COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL). Pesquisa TIC Domicílios 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020.
ESTADÃO. Em busca de engenheiros, Nubank faz sua primeira aquisição. 2020. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/link/inovacao/em-busca-de-engenheiros-nubank-faz-sua-primeira-aquisicao/>. Acesso em: 23 mai. 2023.
EXAME. Inovador, Nubank ganha prêmio no Vale do Silício. 2016a. Disponível em: <https://exame.com/pme/inovador-nubank-ganha-premio-no-vale-do-silicio/>. Acesso em: 23 mai. 2023.
EXAME. Como o Nubank ganha dinheiro com um cartão sem taxas. 2016b. Disponível em: <https://exame.com/pme/como-o-nubank-ganha-dinheiro-com-um-cartao-gratuito/>. Acesso em: 26 mai. 2023.
EXAME. Nubank dá presente para cachorra que comeu cartão do dono. 2016c. Disponível em: <https://exame.com/marketing/nubank-da-presente-para-cachorro-que-comeu-cartao-do-dono/>. Acesso em: 28 mai. 2023.
FOMBRUN, C., SHANLEY, M. What's in a Name? Reputation Building and Corporate Strategy. Academy of Management Journal, v. 33, p. 233-258, 1990.
FRANZMANN, L. Modelo de Negócio do Nubank – o cartão 100% digital. 2016. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/modelo-de-neg%C3%B3cio-do-nubank-o-cart%C3%A3o-100-digital-lucianne-canto/>. Acesso em: 23 mai. 2023.
HAWKINS, D. I. Consumer behavior: building marketing strategy. New Jersey: McGraw-Hill, 2001.
INFOMONEY. Cachorra come cartão do Nubank e ganha presente da fintech. 2016. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/mercados/cachorra-come-cartao-do-nubank-e-ganha-presente-da-fintech/>. Acesso em: 23 mai. 2023.
KAPFERER, J. As marcas, capital da empresa. Porto Alegre: Bookman, 2003.
KAPFERER, J. O que vai mudar nas marcas? Porto Alegre: Bookman, 2004.
KELLER, K. L. Strategic brand management: building, measuring, and managing Brand Equity. New Jersey: Prentice Hall, 2008.
KLEIN, N. Sem Logo. Rio de Janeiro: Record, 2002.
KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIAWAN, I. Marketing 3.0: As Forças que estão definindo o novo Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIAWAN, I. Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
KOTLER, P., KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.
MENEGUELLI, R., BERNARDO, M. M. Gestão do relacionamento com clientes em serviços bancários pela internet: uma proposta de estudo. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 1, n. 2, p. 39-54, 2010.
NUBANK. Qual é a diferença entre o cartão virtual Nubank e o cartão físico? 2019. Disponível em: < https://blog.nubank.com.br/diferenca-cartao-virtual-fisico/>. Acesso em: 23 mai. 2023.
NUBANK. NuDog: Nubank e Zee.Dog lançam brinquedo para cachorros. 2021. Disponível em: <https://blog.nubank.com.br/nudog-nubank-zeedog/>. Acesso em: 23 mai. 2023.
NUBANK. O que é o Nubank? 2023a. Disponível em: <https://blog.nubank.com.br/nubank-o-que-e/#historia-do-nubank>. Acesso em: 23 mai. 2023.
NUBANK. Conheça a NuCommunity, a comunidade oficial do Nubank. 2023b. Disponível em: <https://blog.nubank.com.br/nucommunity-comunidade-oficial-nubank/>. Acesso em: 23 mai. 2023.
NUBANK. Nubank Rewards - pontos que não expiram. 2023c. Disponível em: <https://blog.nubank.com.br/nubank-rewards-tudo-sobre/>. Acesso em: 23 mai. 2023.
NUBANK. 12 vezes que cachorros comeram o cartão Nubank - e como evitar isso no futuro. 2023d. Disponível em: <https://blog.nubank.com.br/cachorros-destruicao-cartoes-nubank/>. Acesso em: 28 mai. 2023.
NUBANK. Nubank tem lucro recorde e quase dobra receita: entenda nossos resultados. 2023e. Disponível em: <https://blog.nubank.com.br/resultados-nubank-1o-trimestre-2023/>. Acesso em: 23 mai. 2023.
ONZI, V. et al. Startups fintechs. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, v. 10, n. 1, p. 3–21, 22 dez. 2017. Disponível em: <https://etech.sc.senai.br/revista-cientifica/article/view/935>. Acesso em: 8 mai. 2023.
PANETTO, P. A marca Nubank é realmente inovadora? [Vídeo]. YouTube, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5tzvvgBCQYU&t=74s>. Acesso em: 26 mai. 2023
PEGN (PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS). Nubank oferece desconto para antecipar pagamento de compras parceladas. 2016. Disponível em: < https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2016/11/nubank-oferece-desconto-para-antecipar-pagamento-de-compras-parceladas.html>. Acesso em: 26 mai. 2023.
QUARTIERO, L. Estratégias de Customer Experience em negócios digitais: o caso Nubank. 2018. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/195010>. Acesso em: 23 mai. 2023.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet: Considerações Iniciais. In: INTERCOM, 28., setembro 2005, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro: INTERCOM, 2005.
RIES, A., TROUT, J. Posicionamento: a batalha por sua mente. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2009.
SERRALVO, F. A., FURRIER, M. D. Fundamentos do posicionamento de marcas – uma revisão teórica. 2004. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br>. Acesso em: 22 mai. 2023.
SILVA, N. L., UEHARA, M. A evolução da tecnologia digital: seus impactos no setor bancário. Enciclopédia Biosfera, [S.l.], v. 16, n. 29, 2019. Disponível em: <https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/343>. Acesso em: 31 mai. 2023.
SOUZA, H. et al.. O branding digital na construção da principal fintech do Brasil: o Estudo de Caso da Nubank. [s.l.:s.n.]. 2019. Disponível em: <https://fatece.edu.br/arquivos/arquivos-revistas/empreendedorismo/volume9/Hemilly%20Karolyne%20Ramos%20de%20Souza%20et%20al.pdf>. Acesso em: 28 mai. 2023.
TECNOBLOG. Nubank vale mais de US$ 1 bilhão após rodada de investimento. 2018. Disponível em: < https://tecnoblog.net/noticias/2018/03/01/nubank-us-1-bilhao/>. Acesso em: 23 mai. 2023.
TECHTUDO. Como o Nubank ganha dinheiro? Veja cinco curiosidades sobre o cartão. 2019. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/listas/2019/07/como-o-nubank-ganha-dinheiro-veja-cinco-curiosidades-sobre-o-cartao.ghtml>. Acesso em: 26 mai. 2023.
VAZ, C. A. Os 8 P do Marketing Digital: O seu guia estratégico de Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2011.
VEJA. A gangorra entre Nubank e Itaú na disputa do banco mais valioso. 2022. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/economia/a-gangorra-entre-nubank-e-itau-na-disputa-do-banco-mais-valioso>. Acesso em: 24 mai. 2023.
VEJA. Nubank anuncia abertura de operação na Argentina. 2019. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/economia/nubank-anuncia-abertura-de-operacao-na-argentina/>. Acesso em: 23 mai. 2023.
VIEIRA, E. Os bastidores da Internet no Brasil.. Barueri: Manole, 2003.
Direitos autorais e propriedade intelectual
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à InGeTec, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos conexos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão dos manuscritos em formulário apropriado disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A InGeTec se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever do (s) autor (es).
A InGeTec adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) em todos os trabalhos publicados, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, deve-se consultar a Redação: suporteojs@fatecbarueri.com.br. Além disto, a revista pratica ações de combate ao plágio e à má conduta ética alinhadas às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
