Desempenho operacional de terminais de contêineres no Porto de Santos
Estudo comparativo entre um terminal do porto organizado e outro de uso privado
Resumo
O objetivo deste artigo é o de identificar quais são os aspectos potenciais que podem afetar o desempenho operacional de dois terminais de contêineres, do Porto de Santos, sendo um pertencente ao porto organizado e o outro de uso privado. Nos últimos anos, verificou-se o crescimento nas operações das cargas conteinerizadas, todavia, esta expansão enfrentou desafios relativos ao aumento das compras online, motivadas pelo e-commerce, associadas às restrições causadas durante o período pandêmico e de outras de natureza geopolítica, como a guerra da Ucrânia. O Porto de Santos é o maior do Brasil e, da mesma forma, no período de 2021 a 2022, foram observadas restrições operacionais decorrentes da pandemia da Covid-19 e outras relacionadas aos seus acessos, centradas no fluxo das áreas portuárias, no emprego do modo ferroviário, no melhor aproveitamento da capacidade dos terminais marítimos, bem como nos congestionamentos e acessos. Visando melhor compreender este cenário, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva, adotando-se a técnica da revisão bibliográfica, complementada pela consulta a sites governamentais especializados e às empresas dos dois terminais, objeto de estudo, visando esclarecer dúvidas sobre suas infraestruturas. Em decorrência, foram obtidos os indicadores de produtividade dos dois terminais, ficando evidenciado que o terminal pertencente ao porto organizado apresentou melhores resultados e que ambos os terminais têm investimentos de grande porte, para aumento de sua capacidade. Em que pese tal esforço, há que se considerar que estão limitados pelas questões renitentes quanto à infraestrutura do Porto de Santos.
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