Protótipo automatizado de esteira separadora utilizando Arduino Uno
Resumo
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto que permite criar projetos interativos e controlar dispositivos eletrônicos. O Arduino tem sido utilizado em diversos campos, desde a educação até a indústria, para a criação de soluções inovadoras em automação, robótica, Internet das Coisas (IoT), arte e design, entre outros. O objetivo da esteira separadora é separar os materiais metálicos de outros resíduos. Ela consiste em uma superfície móvel com sensores e dispositivos de separação que classificam os materiais por tipo e os direcionam para os recipientes corretos. Para a construção da esteira foi utilizada uma base cortada em MDF, para seu funcionamento foi utilizado um motor, para a detecção dos metais um sensor indutivo e para a exibição das informações foi utilizado um display LCD, assim, quando acionada um servo motor é ativado fazendo a separação do material. A programação foi feita em C++ utilizando a própria IDE do Arduino. O protótipo da esteira separadora funcionou e foi possível comprovar a utilidade dela na separação dos materiais metálicos e não-metálicos.
Referências
ARDUINO. 2023. Functions. Disponível em: <https://www.arduino.cc/reference/en/#functions>. Acesso em: 03 mar. 2023.
ARDUINO. 2023. Arduino Glossary. Disponível em: <https://www.arduino.cc/glossary/>. Acesso em: 03 mar. 2023.
ARDUINO. 2023. Libraries. Disponível em: <https://www.arduino.cc/reference/en/libraries/>. Acesso em: 15 jan. 2023.
ARDUINO. 2023. Reference. Disponível em: <https://www.arduino.cc/reference/pt/>. Acesso em: 20 jan. 2023.
BANZI, M. SHILOH, M. Primeiros Passos com o Arduino: a plataforma de prototipagem eletrônica Open Source. São Paulo: Novatec, 2015.
FRIZZARIN, F. B. Arduino: Guia para colocar suas ideias em prática. São Paulo: Casa do Código, 2016.
GEDDES, M. Manual de projetos do Arduino. São Paulo: Novatec, 2017.
MADEIRA, D. Sensor indutivo Npn de proximidade com Arduino. Disponível em: <https://portal.vidadesilicio.com.br/sensor-indutivo-npn-de-proximidade-com-arduino/>. Acesso em: 02 mar. 2023.
McROBERTS, M. Arduino Básico. São Paulo: Novatec, 2011.
MONK, S. Programação com Arduino: Começando com Sketches. Porto Alegre: Bookman, 2017).
ROBOCORE. Disponível em: <https://www.robocore.net/>. Acesso em: 2 abr. 2023.
SOUZA, R. L. S.; FONTES, A. R. M.; SALOMÃO, S. A triagem de materiais recicláveis e as variabilidades inerentes ao processo, 2018. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2023.
Direitos autorais e propriedade intelectual
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à InGeTec, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos conexos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão dos manuscritos em formulário apropriado disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A InGeTec se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever do (s) autor (es).
A InGeTec adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) em todos os trabalhos publicados, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, deve-se consultar a Redação: suporteojs@fatecbarueri.com.br. Além disto, a revista pratica ações de combate ao plágio e à má conduta ética alinhadas às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
