O que faz o tecnólogo?

Atua na administração dos recursos de TI de uma empresa que envolve a infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados como redes, banco de dados e sistemas operacionais. Implanta, desenvolve e realiza manutenção de sistemas e programas. Gerencia os recursos humanos de TI da empresa e os projetos de TI.

Onde ele atua?

O egresso desse curso pode atuar como um empreendedor na área de TI administrando a própria empresa, empresas de todos os portes e áreas que utilizem a TI, Fabricantes de softwares e sistemas, Datacenters, Fabricantes de hardwares, bancos, corporações financeiras, prestadores de serviços de TI, Empresas de TI, etc

O que se estuda?

A formação concentra-se nos aspectos gerenciais da tecnologia, nos métodos, ferramentas e processos de gestão, com uma visão estratégica das organizações e do uso dos sistemas de informação a seu serviço, sistemas operacionais, redes de computadores, engenharia de software, banco de dados, algoritmo, gestão de projetos, linguagens de programação, inglês, comunicação e expressão, metodologia cientifica e muito mais.


Objetivo:

Identificar as áreas envolvidas em um negócio e as etapas necessárias para a execução de um processo e propor as mudanças necessárias. 

Ementa: 

A Organização gerida por Processos. Processos Departamentais. Elementos dos Processos de Negócios. Análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos. O contexto do trabalho colaborativo apoiado por computador (CSCW) e Gestão Automatizada de Processos (BPM). Auditoria de Processos. Modelos de Sistemas de Informação a partir de Modelos de Negócios. Técnicas e ferramentas de Modelagem e Otimização. Movimentos de TI que apóiam Processos. Estudos de casos por meio de modelagem de processos existentes em uma organização real e apresentação de relatório técnico com propostas de melhorias dos processos modelados.

 Bibliografia Básica

BALDAM, R.; et al. Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM – Business Process Management). São Paulo: Érica, 2007. 

CRUZ, T. BPM & BPMS - Business Process Management & Business Process Management Systems. São Paulo: Brasport, 2008. 

Bibliografia Complementar:

IBM RED BOOKS. Using BPEL Processes in Websphere Business. IBM, 2004.

Python 3.0

Grupo de estudos sobre a linguagem Python.

Suporte inicial assistindo as aulas do prof. Guanabara no Youtube.

Parte prática no LAB Informática - sala 27.

Suporte pelo Prof. Deluqui

Disciplina de Algoritmo.

Portugol aplicado em Java

Frame work:caderno e NetBeans