O que faz o Tecnólogo?

 O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos planeja e gerencia sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios. Desenvolve planos de carreira. Promove o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias). Planeja programas de qualidade de vida no trabalho. Planeja e gerencia sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização. Avalia a necessidade de contratação de novos colaboradores. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

 

Onde atua?

 Os profissionais atuam empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços). Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

De acordo com a CBO – Classificação Brasileira de Ocupações há diversas ocupações para esta formação:

  • Analista de Recursos Humanos
  • Supervisor de Recursos Humanos
  • Gerente de Recursos Humanos e de Relações de Trabalho
  • Gerente de Departamento Pessoal
  • Diretor de Recursos Humanos e de Relações de Trabalho

O que se estuda?

Matemática Elementar, Comportamento Organizacional, Psicologia das Relações Humanas, Comunicação Empresarial, Teoria das Organizações, Métodos para Produção do Conhecimento, Estatística, Captação e Seleção de Talentos, Direito Público e Privado, Sistemas de Informação Aplicados aos Recursos Humanos, Ética e Responsabilidade Social Empresarial, Gestão das Rotinas de Pessoal, Gestão da Cultura e do Clima Organizacional, Educação Corporativa, Direito Trabalhista e Previdenciário, Gestão do Conhecimento, Planejamento e Gestão de Carreira, Gestão de Cargos, Salários e Benefícios, Gestão Conflitos e Negociação,Inglês,


OBJETIVOS: 

Capacitar o discente para a aplicação das técnicas necessárias utilizadas no diagnóstico e delineamento de intervenções eficazes no gerenciamento do clima organizacional. Discutir a aplicação das Pesquisas de Clima como meio de identificação das atitudes dos funcionários e repercussão dos resultados de satisfação e insatisfação no ambiente corporativo. 

EMENTA: 

Conceito e fundamentos de cultura e clima organizacional. Avaliação e monitoração da cultura organizacional, no contexto da sociedade brasileira. Gestão de mudanças organizacionais, modelo de gestão de recursos humanos. Etapas no planejamento estratégico das empresas. Missão, visão e valores. A administração de Recursos Humanos e a avaliação do clima organizacional. Compreensão das culturas e valores organizacionais. O clima organizacional e o impacto sobre a qualidade dos serviços. Técnicas de Pesquisa de clima organizacional. As etapas para a montagem e aplicação de uma pesquisa de clima organizacional: obtenção da aprovação e apoio da direção, planejamento da pesquisa, definição das variáveis, montagem e validação do instrumento de pesquisa, parametrização, divulgação da pesquisa; aplicação e a coleta da pesquisa, tabulação da pesquisa, emissão dos relatórios, divulgação dos resultados da pesquisa, definição dos planos de ação. Elaboração de um Projeto e aplicação de Pesquisa de Clima Organizacional.

BIBLIOGRAFIAS 

BÁSICA

COBRA, M., PEREZ, F. C. Cultura Organizacional e Gestão Estratégica – A cultura como recurso estratégico. 2ed. São Paulo: Atlas, 2016 

JOHANN, S. L., OLIVEIRA, A. A. L., BECKERT, M. C. P., MOREIRA, V. S. L.. Gestão de Mudança e Cultura Organizacional. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015. 

SOUZA, Carla Patricia da Silva. Cultura e Clima Organizacional - Compreendendo a Essência das Organizações. 1ed. Curitiba: Intersaberes, 2014. 

COMPLEMENTAR: 

CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso nas organizações. 3ed. São Paulo: Manole: 2014.

 DIAS, R. Cultura Organizacional: Construção, Consolidação e Mudanças. 1ed. São Paulo: Atlas, 2013. 

ROBBINS, S. P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 14ed. São Paulo: Pearson, 2016. 

WAGNER III, John A, HOLLENBECK, John R, Comportamento Organizacional: Criando Vantagem Competitiva. 3ed. São Paulo: Saraiva, 2012.