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Palestra: Front end: cores formas e contrastes

Data: 30/05/2020

Capcitção visa adquiri conhecimento na ferramenta MST

Objetivo: 

Compreender a logística internacional no contexto das operações globais da empresa para permitir que o profissional planeje essas operações e os processos internacionais. 

Ementa: 

Estratégias da logística nas operações globais. Implicações dos acordos econômicos na distribuição física internacional. Global sourcing. Planejamento de operação global. Definição e avaliação do plano logístico internacional. Cadeia logística internacional. Os International Commercial Terms – INCOTERMS na definição da logística. Modais de transporte internacional – Aquaviário, aéreo e terrestre. Intermodalidade e Multimodalidade. Embalagem para transporte. Movimentação internacional de carga. Seguro no transporte internacional. 

Bibliografia básica

LUDOVICO, Nelson. Logística Internacional: um enfoque em Comércio Exterior. São Paulo: Saraiva, 2007. STEWART, Richard; DAVID, Pierre. Logística Internacional. São Paulo: Cengage, 2010. WANKE , Peter F. Logística e Transporte de Cargas no Brasil: Produtividade e Eficiência no Século XXI. São Paulo: Atlas, 2010. 

Bibliografia complementar

: BALLOU, R, H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento, Organização e Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BOWERSOX, Donald J.; COOPER, M. Bixby; CLOSS, David J. Gestão Logistica de Cadeias de Suprimentos. Bookman, 2006.
BOWERSOX, Donald J; CLOSS, David J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2004.
CAIXETA FILHO, José Vicente; MARTINS, Ricardo Silveira. Gestão Logística do Transporte de Cargas. São Paulo: Atlas, 2007.
CHOPRA, S E MEINDL, P. Gerenciamento da Cadeia de Suprimento: Estratégia, Planejamento e Operação. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
FENDER, Michael, KOUVELIS, Panos, DORNIER, Philippe-Pierre; ERNST, Ricardo. Logística e Operações Globais. São Paulo: Atlas, 2000.
NOVAES, Antonio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

OBJETIVOS: 

Capacitar o discente para a aplicação das técnicas necessárias utilizadas no diagnóstico e delineamento de intervenções eficazes no gerenciamento do clima organizacional. Discutir a aplicação das Pesquisas de Clima como meio de identificação das atitudes dos funcionários e repercussão dos resultados de satisfação e insatisfação no ambiente corporativo. 

EMENTA: 

Conceito e fundamentos de cultura e clima organizacional. Avaliação e monitoração da cultura organizacional, no contexto da sociedade brasileira. Gestão de mudanças organizacionais, modelo de gestão de recursos humanos. Etapas no planejamento estratégico das empresas. Missão, visão e valores. A administração de Recursos Humanos e a avaliação do clima organizacional. Compreensão das culturas e valores organizacionais. O clima organizacional e o impacto sobre a qualidade dos serviços. Técnicas de Pesquisa de clima organizacional. As etapas para a montagem e aplicação de uma pesquisa de clima organizacional: obtenção da aprovação e apoio da direção, planejamento da pesquisa, definição das variáveis, montagem e validação do instrumento de pesquisa, parametrização, divulgação da pesquisa; aplicação e a coleta da pesquisa, tabulação da pesquisa, emissão dos relatórios, divulgação dos resultados da pesquisa, definição dos planos de ação. Elaboração de um Projeto e aplicação de Pesquisa de Clima Organizacional.

BIBLIOGRAFIAS 

BÁSICA

COBRA, M., PEREZ, F. C. Cultura Organizacional e Gestão Estratégica – A cultura como recurso estratégico. 2ed. São Paulo: Atlas, 2016 

JOHANN, S. L., OLIVEIRA, A. A. L., BECKERT, M. C. P., MOREIRA, V. S. L.. Gestão de Mudança e Cultura Organizacional. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015. 

SOUZA, Carla Patricia da Silva. Cultura e Clima Organizacional - Compreendendo a Essência das Organizações. 1ed. Curitiba: Intersaberes, 2014. 

COMPLEMENTAR: 

CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso nas organizações. 3ed. São Paulo: Manole: 2014.

 DIAS, R. Cultura Organizacional: Construção, Consolidação e Mudanças. 1ed. São Paulo: Atlas, 2013. 

ROBBINS, S. P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 14ed. São Paulo: Pearson, 2016. 

WAGNER III, John A, HOLLENBECK, John R, Comportamento Organizacional: Criando Vantagem Competitiva. 3ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Objetivo:

Identificar as áreas envolvidas em um negócio e as etapas necessárias para a execução de um processo e propor as mudanças necessárias. 

Ementa: 

A Organização gerida por Processos. Processos Departamentais. Elementos dos Processos de Negócios. Análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos. O contexto do trabalho colaborativo apoiado por computador (CSCW) e Gestão Automatizada de Processos (BPM). Auditoria de Processos. Modelos de Sistemas de Informação a partir de Modelos de Negócios. Técnicas e ferramentas de Modelagem e Otimização. Movimentos de TI que apóiam Processos. Estudos de casos por meio de modelagem de processos existentes em uma organização real e apresentação de relatório técnico com propostas de melhorias dos processos modelados.

 Bibliografia Básica

BALDAM, R.; et al. Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM – Business Process Management). São Paulo: Érica, 2007. 

CRUZ, T. BPM & BPMS - Business Process Management & Business Process Management Systems. São Paulo: Brasport, 2008. 

Bibliografia Complementar:

IBM RED BOOKS. Using BPEL Processes in Websphere Business. IBM, 2004.

Python 3.0

Grupo de estudos sobre a linguagem Python.

Suporte inicial assistindo as aulas do prof. Guanabara no Youtube.

Parte prática no LAB Informática - sala 27.

Suporte pelo Prof. Deluqui

Disciplina de Algoritmo.

Portugol aplicado em Java

Frame work:caderno e NetBeans


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