https://fatecbarueri.edu.br/revista/index.php/ingetec/issue/feedInGeTec - Inovação, Gestão & Tecnologia2025-07-08T13:52:28+00:00Paulo R. de Medeirospaulo.medeiros4@fatec.sp.gov.brOpen Journal Systems<p><strong>ISSN 2764-6211</strong></p> <p>A <strong>InGeTec</strong>, que é a revista científica da Faculdade de Tecnologia de Barueri (FATEC), tem por objetivo publicar trabalhos originais oriundos da graduação, iniciação científica, pós-graduação e pesquisas de docentes que contribuam para estudo, inovação, perspectivas de futuro e desenvolvimento nas áreas de Comércio Exterior, Design de Mídias Digitais, Eventos, Gestão de Comércio Eletrônico, Gestão Empresarial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Negócios e Pessoas, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Transporte Terrestre e áreas afins.</p> <p>A <strong>InGeTec </strong>tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica divulgando os avanços conquistados pela comunidade acadêmica nas áreas de atuação da FATEC Barueri.</p> <p>A revista é caracterizada por:</p> <ul> <li class="show">Atender público acadêmico;</li> <li class="show">Garantir publicações multidisciplinares;</li> <li class="show">Oferecer participação à comunidade;</li> <li class="show">Construir parcerias com outras instituições nacionais;</li> <li class="show">Buscar parcerias internacionais com vistas a internacionalização de conteúdo e conhecimento;</li> <li class="show">Ser uma publicação em meio digital;</li> <li class="show">Ter periodicidade semestral.</li> </ul>https://fatecbarueri.edu.br/revista/index.php/ingetec/article/view/157A Complexidade da identificação da nomenclatura comum do MERCOSUL2025-07-08T13:52:26+00:00Isabella Araújo Godóiisabella.godoi@fatec.sp.gov.brJúlia Mendes Baiajulia.baia@fatec.sp.gov.brPaula Valéria Chaves Pereira Correiapaula.valeria@fatec.sp.gov.br<p>Este artigo aborda as complexidades envolvidas na correta classificação da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e seus impactos no processo de importação, com foco no setor oftalmológico. O artigo justifica-se pela crescente demanda por produtos oftalmológicos no Brasil, que exigem uma identificação precisa da Nomenclatura Comum do Mercosul para garantir a conformidade fiscal e evitar possíveis penalidades. O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando um estudo de caso de uma empresa do ramo oftalmológico que está presente no mercado brasileiro. Os resultados revelaram que a classificação incorreta da NCM pode levar a multas e penalidades significativas para a empresa, retrabalho e custos adicionais, além de impactar a entrega de produtos críticos, especialmente em situações em que o tempo é essencial, como em cirurgias. O trabalho destaca a necessidade de profissionais qualificados para a classificação adequada e a importância de revisar periodicamente as classificações fiscais para evitar problemas futuros.</p>2025-03-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 InGeTec - Inovação, Gestão & Tecnologiahttps://fatecbarueri.edu.br/revista/index.php/ingetec/article/view/166Atração e Retenção da Geração Z2025-07-08T13:52:27+00:00Guilherme Leandro Costaguilherme.costa84@fatec.sp.gov.brLidia Barros da Silvalidia.silva10@fatec.sp.gov.brNicole Marques dos Santosnicole.santos15@fatec.sp.gov.brStephany Castro de Almeidastephany.almeida2@fatec.sp.gov.brPaulo R. de Medeirospaulo.medeiros4@fatec.sp.gov.br<p>Este estudo analisa a eficácia das práticas de Employer Branding (EB) na atração e retenção da Geração Z nas empresas brasileiras, com base no <em>ranking</em> das 175 Melhores Empresas para Trabalhar, Edição 2024. A pesquisa revela que empresas com foco em inovação, flexibilidade, diversidade e responsabilidade social são mais atraentes para esse grupo, que busca um ambiente de trabalho dinâmico e alinhado aos seus valores. Embora não tenha sido possível explorar completamente o conceito de Employee Value Proposition (EVP), os resultados indicam que o Employer Branding é uma estratégia central para a competitividade organizacional e o engajamento dessa geração.</p>2025-06-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 InGeTec - Inovação, Gestão & Tecnologiahttps://fatecbarueri.edu.br/revista/index.php/ingetec/article/view/159Dependência Externa de Insumos Farmacêuticos Ativos2025-07-08T13:52:27+00:00Júlia Beatriz Santosjulia.sbeatriz@outlook.comVitória Guimarães Tizzattovitoria.g.tizzatto@hotmail.comAlair Helena Ferreira Hayashialair.ferreira@fatec.sp.gov.br<p>Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) são substâncias químicas ou biológicas essenciais na produção de medicamentos, responsáveis pelo efeito terapêutico. Esta pesquisa analisa a dependência da importação de IFA e o papel da inteligência de mercado na tomada de decisões estratégicas. Os objetivos incluem contextualizar o cenário produtivo no Brasil, avaliar a dependência externa e aplicar o modelo de estratégias de Porter (1979). O estudo, qualitativo e exploratório, utiliza questionários com empresas importadoras e a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI), analisando os dados por meio da técnica de análise de conteúdo.</p>2025-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 InGeTec - Inovação, Gestão & Tecnologiahttps://fatecbarueri.edu.br/revista/index.php/ingetec/article/view/167Educação Corporativa2025-07-08T13:52:27+00:00Jullia Schultz Pinheirojullia.pinheiro@fatec.sp.gov.brLetícia Gonçalves Aguiar leticia.aguiar@fatec.sp.gov.brMaristhela Maciel Maurício maristhela.mauricio@fatec.sp.gov.brRebeca Soares dos Santos rebeca.santos14@fatec.sp.gov.brStephany Taline Alencar da Silva stephany.silva9@fatec.sp.gov.brPaulo R. de Medeirospaulo.medeiros4@fatec.sp.gov.br<p>O presente artigo tem como objetivo compreender as diferenças e necessidades dos grupos geracionais atualmente presentes nas organizações, de modo a tornar mais assertiva a implementação de programas de Educação Corporativa voltados às particularidades geracionais. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, seguida de análise quantitativa dos dados provenientes da pesquisa do GPTW<sup>®</sup> com as Melhores Empresas para se Trabalhar (Edição 2024). Por meio deste estudo, foi possível identificar como as estratégias da EC podem ser aplicadas para atender às demandas intergeracionais no desenvolvimento de talentos, contribuindo também na redução de conflitos intergeracionais, aumento da produtividade e na retenção de talentos.</p>2025-06-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 InGeTec - Inovação, Gestão & Tecnologiahttps://fatecbarueri.edu.br/revista/index.php/ingetec/article/view/174Gamificação no Ensino Superior2025-07-08T13:52:27+00:00Mônica Tavares da Cruzmonica.cruz@fatec.sp.gov.brPatrícia Fernandespatricia.fernandes01@fatec.sp.gov.brJoelson Alves do Nascimentojoelson.nascimento01@fatec.sp.gov.br<p>A gamificação é uma solução eficaz para motivar e elevar o engajamento dos alunos por meio de elementos de jogos. O presente estudo identifica os benefícios e desafios da gamificação aplicada no ensino superior com uma revisão sistemática da literatura, que inclui 10 artigos publicados no período de 2020 ao primeiro trimestre de 2025 nas bases IEEE Xplore e Google Acadêmico e também uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa, realizada de forma online, com professores voluntários. Os resultados foram positivos na questão de eficiência. Porém, foram identificados que as instituições não possuem diretrizes ou políticas formais para a sua implantação, além das práticas não estarem alinhadas com as necessidades institucionais. As melhorias mais apontadas são o treinamento dos professores e o investimento em recursos tecnológicos e pedagógicos. A contribuição para o campo da educação superior no contexto da gamificação é fornecer um diagnóstico da percepção do docente revelando as barreiras e necessidades e reforçando a relevância do tema. Os resultados apresentam uma visão positiva em relação ao estudo.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Gamificação. Ensino Superior. Educação. Motivação. Engajamento.</p>2025-06-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 InGeTec - Inovação, Gestão & Tecnologiahttps://fatecbarueri.edu.br/revista/index.php/ingetec/article/view/169Inteligência de Negócios em Tempo Real2025-07-08T13:52:27+00:00Gustavo Cardoso Garciagustavo.garcia2@fatec.sp.gov.br<p>Este artigo objetiva analisar os diferenciais técnicos e estratégicos do banco de dados SAP HANA, utilizado no sistema SAP S/4HANA, em comparação com dois importantes concorrentes do mercado: Oracle Database e Microsoft SQL Server. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório-descritivo, baseou-se em levantamento bibliográfico em repositórios acadêmicos e técnicos reconhecidos, considerando aspectos como arquitetura, desempenho, escalabilidade, modelo de dados, integração com ferramentas analíticas e suporte à computação em nuvem. Os resultados indicaram que o SAP HANA, ao utilizar a tecnologia <em>in memory</em>, supera os bancos relacionais tradicionais em termos de velocidade de processamento e integração OLTP/OLAP em tempo real, proporcionando maior eficiência e capacidade analítica. A análise evidencia que o SAP S/4HANA representa um novo paradigma em sistemas de gestão empresarial, alinhado às exigências da transformação digital e à demanda por inteligência de negócios em tempo real.</p>2025-06-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 InGeTec - Inovação, Gestão & Tecnologiahttps://fatecbarueri.edu.br/revista/index.php/ingetec/article/view/168O uso da Inteligência Artifical na Educação Escolar2025-07-08T13:52:27+00:00Adenilson Aparecido de Moraes Paesadenilson.paes@gmail.comMaria Paula de Oliveira Fonsecapromariapaula@yahoo.com.brGilberto José da Cunhagilberto.cunha@fatec.sp.gov.brLuci M. M. Boninilucibonini@gmail.com<p>O estudo analisa os desafios da linguagem natural na formulação de comandos para Inteligência Artificial (IA), com foco na IA Llama 4 da Meta. A partir de um estudo de caso, observa-se que a eficácia dos comandos impacta diretamente a resolução de problemas, especialmente no contexto educacional. Conclui-se que é essencial capacitar professores e alunos para a escrita precisa de comandos, promovendo uma abordagem crítica e ética no uso da IA. A integração da tecnologia deve manter o equilíbrio com valores humanísticos, evitando a desumanização do ensino e assegurando que a IA contribua positivamente para a educação.</p>2025-06-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 InGeTec - Inovação, Gestão & Tecnologiahttps://fatecbarueri.edu.br/revista/index.php/ingetec/article/view/175Os reflexos da Guerra da Ucrânia e Rússia no comércio internacional e brasileiro2025-07-08T13:52:27+00:00Felipe Gualberto Soaresfelipe.soares32@fatec.sp.gov.brThiago Rocha Pinheirothiago.pinheiro3@fatec.sp.gov.brVictor Hugo Gomesvictor.gomes11@fatec.sp.gov.brWesley Roney Munguba de Melowesley.melo2@fatec.sp.gov.brPaula Valéria Chaves Pereira Correiapaula.valeria@fatec.sp.gov.br<p>A guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em 2022, afetou o mercado global de ferro-gusa, gerando interrupções nas exportações dos principais fornecedores. Esse cenário reconfigurou as rotas comerciais e favoreceu países com capacidade produtiva, como o Brasil. Este artigo qualitativo e exploratório analisa os impactos do conflito nas exportações brasileiras de ferro-gusa. Através de revisão bibliográfica e análise documental, conclui-se que o Brasil se destacou como principal exportador, impulsionado pela alta demanda internacional e valorização da <em>commodity</em>, consolidando-se como fornecedor estratégico no comércio global.</p>2025-06-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 InGeTec - Inovação, Gestão & Tecnologiahttps://fatecbarueri.edu.br/revista/index.php/ingetec/article/view/161Processo de entrada de produtos na Zona Franca de Manaus2025-07-08T13:52:27+00:00Emily Rodrigues Diasemily.dias01@fatec.sp.gov.brMurilo Ferreira Holandamurilo.holanda01@fatec.sp.gov.brRosiane Almeida de Oliveirarosiane.oliveira@fatec.sp.gov.brPaula Valéria Pereira Correiapaula.valeria@fatec.sp.gov.br<p>Este artigo analisa o processo de entrada de mercadorias na Zona Franca de Manaus (ZFM), destacando as principais dificuldades enfrentadas no internamento. A ZFM é uma área de livre comércio criada para impulsionar o desenvolvimento econômico na região Norte do Brasil, oferecendo incentivos fiscais que atraem empresas de diversos setores. O estudo investiga os entraves operacionais, como a complexidade das normas e o rigor das exigências documentais, que impactam a fluidez do processo. A pesquisa adota uma abordagem exploratória e qualitativa, com base em revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam que a burocracia envolvida e a morosidade na resposta do sistema de fiscalização contribuem para atrasos e custos adicionais para as empresas, reduzindo sua competitividade. Conclui-se que a simplificação dos processos e o aprimoramento da infraestrutura de fiscalização poderiam tornar o internamento mais eficiente.</p>2025-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 InGeTec - Inovação, Gestão & Tecnologiahttps://fatecbarueri.edu.br/revista/index.php/ingetec/article/view/160Transformação Digital e Educação Corporativa2025-07-08T13:52:27+00:00Adriana Moraesadrianamoraesalexandre.73@gmail.comSabrina Ramossabrinaramos2308@gmail.comViviane Batistavivi.vb0366@gmail.comAlair Helena Ferreira Hayashialair.ferreira@fatec.sp.gov.br<p>A presente pesquisa apresenta a relevância da Educação Corporativa para as companhias desenvolverem competências organizacionais e individuais, aperfeiçoando as existentes e promovendo novas, pois, no cenário atual, há uma preocupação continuada no que se refere à utilização eficaz de recursos tecnológicos. Nessa perspectiva, realizou-se um estudo de caso em uma empresa do setor de serviços de consultoria e auditoria em gestão empresarial, com o intuito de verificar de que forma ela está inserida no contexto da transformação digital e como implementa a Educação Corporativa para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, aplicando-se um questionário via Google Forms. Observou-se que a instituição empresarial estudada destina recursos e utiliza ferramentas de Educação Corporativa de maneira eficiente. Assim, a empresa desenvolve e engaja os colaboradores, que demonstraram durante a pesquisa que estão satisfeitos e motivados com essas iniciativas.</p>2025-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 InGeTec - Inovação, Gestão & Tecnologia