Responsabilidade Social das Empresas
O compromisso social do Sistema OCEMG
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo averiguar de que maneira as cooperativas prestam por meio de suas atividades uma atuação com responsabilidade social empresarial. Nesse propósito, utilizou como fonte de suas análises os resultados obtidos nas prestações de contas da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, Sistema OCEMG. A metodologia escolhida foi uma pesquisa bibliográfica, descritiva com abordagem quantitativa por meio de dados dos Relatórios Anuais do Sistema OCEMG no período de 2017 a 2021. Buscou-se nesse sentido, responder à seguinte questão: as informações prestadas demonstram que as cooperativas colocam em prática as exigências da responsabilidade social empresarial? Ao final, conclui-se que as atividades do Sistema OCEMG avançam para uma gestão de responsabilidade social, com foco não apenas nos seus cooperados, mas na comunidade do entorno, com ações de valores socialmente responsáveis para toda a sociedade.
Referências
ALMEIDA, V. E., ESPEJO, R. A. Contabilidade no terceiro setor. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
ANUÁRIO COOP. Número de cooperativas no Brasil. Cooperativas. 2022. Disponível em: <https://anuario.coop.br/brasil/cooperativas/>. Acesso em: 10 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Define a política nacional de cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5764.htm>. Acesso em: 10 out. 2022.
CASTRO, D. S. P., RESH, S. et al. Educatividade como proposta de ação para o desenvolvimento de práxis em responsabilidade social nas organizações. In: SPERS, V. R. E. et al. (Orgs.). Conversando sobre administração: foco na responsabilidade social. Campo Grande: Editora Life, 2014.
COSTA FILHO, A. V. A responsabilidade social como estratégia empresarial. In: BORGES, R. F. (Org.). Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo: Editora Peirópolis, 2015.
CURVELO, C. L. P. Terceiro setor: o impacto na adoção nas organizações de economia social. Porto: Clube dos Autores, 2018
DELAI, A. P. D. Análise de desempenho econômico e social: do cooperativismo no agronegócio. São Paulo: Editora Dialética, 2022.
DUARTE, C. O. S., TORRES, J. Q. R. Responsabilidade social das empresas: a evolução do discurso e de prática. In: BORGES, R. F. (Org.). Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo: Editora Peirópolis, 2015.
FIORINI, C. G., ZAMPAR, A. C. Cooperativismo e empreendedorismo: o sucesso das cooperativas de crédito. Carapicuíba: Editora Pandorga, 2015.
FUKUNAGA, E. Gestão da responsabilidade social. São Paulo: Editora Senac, 2020.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
KARABOLAD, N. Os caminhos e desafios para a governança global e responsabilidade socioambiental como ferramenta à sustentabilidade. In: BORGES, R. F. (Org.). Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo: Editora Peirópolis, 2015.
LANGER, E. A responsabilidade social empresarial no âmbito de uma empresa estatal: uma análise do investimento social da Petrobras na área do esporte. São Paulo: Editora Dialética, 2022.
LONDERO, M. Ciências sociais nas organizações. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.
MEINEN, E., PORT, M. Cooperativismo financeiro: percurso histórico, perspectivas e desafios. Rio de Janeiro: Simplíssimo, 2016.
NEVES, L. F., BENEDICTO, S. C. Responsabilidade social corporativa: histórico, definições e aplicação de diagnóstico. São Paulo: Editora Dialética, 2022.
SOUZA, A. G. Responsabilidade empresarial: ética ou marketing? Rio de Janeiro: Synergia, 2011.
SOUZA, G. S., SANTOS, A. R. et al. Metodologia da pesquisa científica: a construção do conhecimento e do pensamento científico no processo de aprendizagem. Porto Alegre: Editora Animal, 2013.
SOUZA, L. V. C. F. Terceiro setor e cooperativas sociais. In: SZAZI, E. (Org.). Terceiro setor: temas polêmicos. São Paulo: Editora Peirópolis, 2015.
TENÓRIO, F. G. Gestão de ONGs: principais funções gerenciais. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2016.
VERRI, L. B. A nova administração pública cooperativa do século 21. Rio de Janeiro: Clube dos Autores, 2014.
Direitos autorais e propriedade intelectual
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à InGeTec, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos conexos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão dos manuscritos em formulário apropriado disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A InGeTec se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever do (s) autor (es).
A InGeTec adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) em todos os trabalhos publicados, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, deve-se consultar a Redação: suporteojs@fatecbarueri.com.br. Além disto, a revista pratica ações de combate ao plágio e à má conduta ética alinhadas às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).