Formação Profissional de Trabalhadores de Call Centers e Telemarketings

  • Luci M. Bonini FATEC Mogi das Cruzes
  • Luiz Antonio Pereira da Costa Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ)
  • Rosália Maria Neto Prados Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Renata Giovanoni Di Mauro FATEC Barueri
Palavras-chave: Educação Profissional, Educação Tecnológica, Teletrabalho, Políticas Públicas

Resumo

Estuda-se a formação profissional dos trabalhadores de Call Centers e Telemarketings. Este estudo tem esses objetivos: refletir sobre a educação profissional de trabalhadores de Call Centers e Telemarketing e descrever a opinião da população sobre a formação educacional para o teletrabalho no Brasil. A presente pesquisa é de natureza exploratório-descritiva de abordagem quanti-qualitativa de corte transversal. Trata-se de pesquisa de opinião com cidadãos do município Mogi das Cruzes. Os dados foram coletados a partir de um questionário elaborado disponibilizado pelo Google Forms®, entre março e agosto de 2020, e posteriormente, enviados pelas redes sociais WhatsApp® e via e-mail. Dos 110 participantes, 10,9% de 18 a 24 anos; 9,1% de 25 a 30 anos; 32,7% de 31 a 40 anos e finalmente 47,3% mais de 41 anos. 49,1% dos participantes com ensino superior completo; 2,7% ensino médio incompleto, 23,6%, ensino médio completo, 9,1% superior cursando, 6,4%, superior incompleto e outros 9,1%. A grande maioria 53,6% nunca trabalhou em um Call Center ou Telemarketing, sendo que 29,1% já trabalharam em algum momento em um Call Center ou Telemarketing, 12,7% não está trabalhando atualmente e os demais 4,5% prestam serviço atualmente em um Call Center ou Telemarketing. Grande parte das opiniões demonstram que esses trabalhadores necessitam de mais oportunidades de estudo e treinamentos.

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Publicado
2021-12-13
Seção
Artigos